Alergia alimentar

publicidade

A alergia alimentar é uma reação alérgica a algum componente presente num determinado alimento. Em geral ela tem início na infância, e ocorre mais facilmente em indivíduos cuja família possua casos de alergia como a rinite alérgica ou asma, por exemplo.

Além disso, é comum que crianças com alergia alimentar apresentem também outras doenças alérgicas à medida que crescem e, por isso, é importante permanecer atento.

Porém, para confirmar a alergia alimentar é necessário consultar o médico, para fazer testes cutâneo ou testes de provação oral de pequenas doses do alimento.

Tratamento para alergia alimentar

O tratamento para alergia alimentar deve ser feito com a exclusão do alimento que provoca alergia, da alimentação do indivíduo por toda a vida. O que quer dizer que, se por exemplo, o indivíduo tem alergia a ovo ele não poderá comer nenhum alimento que seja preparado com ovo como bolo ou empanados, por exemplo.

Além da interrupção do alimento envolvido, o tratamento deve estar voltado para o alívio do sintoma desencadeado pela alergia alimentar, o que pode ser feito com a toma de um anti-histamínico. Quando os sintomas são muito severos e provocam dificuldades em respirar é necessário ir imediatamente ao pronto socorro. Saiba mais sobre este tratamento em: Tratamento para alergia alimentar.

Fotos de alergia alimentar

Sintomas da alergia alimentar

Os sintomas da alergia alimentar podem ser:

  • Placas vermelhas ou erupção cutânea que pode ser generalizada ou localizada;
  • Inchaço dos lábios e da língua;
  • Dificuldade respiratória;
  • Náusea, vômito ou diarreia;
  • Enxaqueca.

Estes sintomas surgem, geralmente, até 2 horas depois do indivíduo ingerir o alimentos que lhe causa alergia, e podem ser mais intensos quando são consumidas maiores quantidades. Veja também: Sintomas de alergia alimentar.

O que causa alergia alimentar?

Os principais alimentos que podem provocam alergia são leite, ovo, amendoim, soja, trigo, peixe, nozes e mariscos pois são alimentos que têm proteínas que podem reagir com o organismo, provocando uma resposta imunológica imediata.

Outros alimentos que também podem provocar alergia são morango, kiwi, tomate, frutos do mar, ervilha, lentilha, feijão, soja, avelã ou castanha-do-pará, por exemplo.

Veja também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade