Tratamento natural para rinite alérgica

publicidade

O tratamento natural para rinite alérgica pode ser feito com plantas medicinais como eucalipto e tomilho para inalações, urtiga e erva cidreira para chás e frutas como o a laranja e o abacaxi para sucos.

Os cuidados de higiene no ambiente onde vivem os indivíduos com rinite assim como a existência de ventilação e entrada de luz solar evitam o desenvolvimento de mofo e proliferação de fungos.

Algumas dicas para evitar o acumulo de ácaros que é uma das principais causas da rinite alérgica incluem:

  • Limpar os quartos com frequência, dando preferência ao uso de aspiradores com filtros especiais, pois o uso de vassoura e espanador podem espalhar a poeira.
  • Usar pano úmido na limpeza de móveis e objetos que acumulam poeira.
  • Retirar bichos de pelúcia, carpetes, cortinas, tapetes, almofadas e outros objetos que possam acumular poeira no ambiente em que os indivíduos que tem rinite alérgica vivem. 

O contato com produtos como perfumes, fumaça de cigarro, inseticidas e poluição devem ser evitados para que não causem irritação respiratória.

Chá de urtiga para rinite alérgica

Ingredientes

  • 2 colheres de café de urtiga
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Ferver a água e juntar as folhas de urtiga, em seguida deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Suco de abacaxi com laranja para rinite alérgica

Ingredientes

  • 1 laranja
  • 1 rodela de abacaxi
  • 30 gotas de própolis

Modo de preparo

Bater o suco de uma laranja com o abacaxi no liquidificador, em seguida deve-se colocar o suco numa panela e levar ao fogo até ficar morno, colocar 30 gotas de própolis e tomar 2 vezes ao dia.

Inalação com tomilho para rinite alérgica

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de tomilho
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Deve-se colocar a água quente em uma bacia e misturar as duas colheres de tomilho,em seguida cobrir a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. 

Fazer a higiene das narinas várias vezes ao dia com soro fisiológico ou água morna ajuda evitar o desconforto causado nos indivíduos com rinite alérgica.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/09/2014 Última atualização da página: 16/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.