Saiba quais são as melhores Posições para Amamentar

A posição correta para amamentação é o fator mais importante para o seu sucesso. Para isso, a mãe deve estar em uma posição correta e confortável e o bebê deve pegar a mama corretamente para que não ocorra ferimento nos mamilos e o bebê consiga beber mais leite.

Para uma pega correta, o bebê precisa abrir bem a boca antes de abocanhar a mama e deve pegar mais a parte de baixo da auréola do que a parte de cima. Ele deve estar com as bochechas cheias, com o queixo encostado à mama da mãe e não deve produzir nenhum som ao mamar, somente o de estar engolindo o leite, como mostra a imagem a seguir.

Saiba quais são as melhores Posições para Amamentar

Se o bebê estiver pegando somente no mamilo, com a boca mais fechada, é preciso reposicioná-lo, pois além de machucar a mãe causado pequenas rachaduras no mamilo o leite não sairá, deixando o bebê irritado. Veja como tratar os Mamilos rachados para continuar amamentando e também o que precisa fazer para produzir mais leite.

6 melhores posições para amamentar

Além da tradicional posição para amamentar, em que a mãe está sentada, o bebê está deitado na horizontal e a mãe a agarrá-lo com os braços, existem outras posições como:

Saiba quais são as melhores Posições para Amamentar

1: Deitada de lado na cama

Deve-se oferecer a mama que está mais próxima do colchão e para que você fique mais confortável, apoie sua cabeça no braço ou numa almofada e verifique sempre se o bebê está mamando bem para prevenir complicações como a rachadura nos mamilos. Essa posição é muito confortável para a mãe e para o bebê sendo útil durante as mamadas noturnas ou quando a mãe está muito cansada.

2: Sentada com o bebê deitado no colo

Colocar o bebê deitado no seu colo e sentar confortavelmente numa cadeira ou sofá . A posição correta consiste em colocar a barriguinha do bebê encostada na sua, enquanto você segura o bebê com os dois braços por baixo do seu corpinho. 

3: Sentada, com o bebê na "posição de cavalinho"

O bebê deve ficar sentado numa das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.

4: Sentada com o bebê de lado, por baixo do seu braço

Colocar o bebê deitado, mas passá-lo por baixo de um de seus braços e dar a mama que estiver mais perto da boca do bebê. Para ficar nesta posção é preciso colocar uma almofada, travesseiro ou uma almofada de amamentação para acomodar o bebê. Essa posição é ótima para aliviar a tensão nas costas da mãe enquanto amamenta.

5: De pé

Se você quiser dar de mamar enquanto está de pé, você poderá deitar o bebê no seu colo mas deverá colocar uma das suas mãos entre as pernas do bebê para apoiá-lo melhor.

6: No sling

Se o bebê estiver no pano porta bebê, também conhecido por sling, você deverá manter o bebê sentado ou deitado, dependendo da posição onde ele já estiver acomodado, e oferecer a mama que estiver mais próxima da boquinha dele. O peso do bebê será comportado pelo sling e você poderá ficar com as mãos um pouco mais livres, sendo uma boa posição para quando estiver na cozinha ou fazendo compras, por exemplo.

As posições para amamentar gêmeos podem ser as mesmas, no entanto, a mãe para usar estas posições deve amamentar um gêmeo de cada vez. Para amamentar os gêmeos ao mesmo tempo, veja: 4 posições simples para amamentar gêmeos ao mesmo tempo.

Cada bebê tem o seu ritmo para mamar, uns mamam satisfatoriamente em 5 minutos, enquanto que outros podem precisar de mais tempo. O ideal é que o bebê mame pelo menos 20 minutos a cada mamada. Com o crescimento e desenvolvimento do bebê, o tempo das mamadas será cada vez menor.

Mais sobre este assunto: