Posição correta para a Amamentação

publicidade

A posição correta para amamentação é o fator mais importante para o seu sucesso. Para isso, a mãe deve estar em uma posição correta e confortável e o bebê deve pegar a mama corretamente para que não ocorra ferimento nos mamilos e o bebê consiga beber mais leite.

Para uma pega correta, o bebê precisa abrir bem a boca antes de abocanhar a mama e deve pegar mais a parte de baixo da auréola do que a parte de cima. Ele deve estar com as bochechas cheias, com o queixo encostado à mama da mãe e não deve produzir nenhum som ao mamar, somente o de estar engolindo o leite.

Se o bebê estiver pegando somente no mamilo, com a boca mais fechada, é preciso reposicioná-lo, pois além de machucar a mãe o leite não sairá, deixando-o irritado.

Posições para amamentar

As posições para amamentar devem colocar a mãe e o bebê confortáveis e podem ser:

  • A mãe está sentada e o bebê é deitado na horizontal e a mãe agarra-o com os braços;
  • A mãe está sentada e o bebê é colocado por baixo do braço da mãe;
  • A mãe está sentada e o bebê é colocado sentado, com as perninhas abertas como se estivesse num cavalo em uma das pernas da mãe;
  • A mãe está deitada de lado na cama e o bebê é deitado de lado e de frente para a mãe;
  • A mãe está de pé e segura o bebê pelas pernas dele.

Cada bebê tem o seu ritmo para mamar, uns mamam satisfatoriamente em 5 minutos, enquanto que outros podem precisar de mais tempo. O ideal é que o bebê mame pelo menos 20 minutos a cada mamada. Com o crescimento e desenvolvimento do bebê, o tempo das mamadas será cada vez menor.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 14/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.