Torcicolo

publicidade

O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço, que pode ser causado pela má postura ao dormir. Seu tratamento inclui a toma de um remédio relaxante muscular mas uma massagem é uma ótima forma de tratamento caseiro para aliviar o torcicolo.

Sintomas de torcicolo

Os sintomas do torcicolo incluem:

  • Dor nos pescoço;
  • Limitação do movimento do pescoço;
  • Um ombro pode ficar mais elevado que o outro e 
  • Face também poderá ficar assimétrica.

Tratamento para torcicolo

O tratamento para o torcicolo consiste em eliminar a contração do músculo envolvido. Para tal pode-se recorrer ao uso de uma bolsa de água morna no local por 20 minutos e uma suave massagem diretamente sob o músculo afetado.

O indivíduo não deverá forçar o pescoço tentando voltar para a posição neutra, olhando para frente para evitar o agravamento da dor.

Remédio para torcicolo

Um bom remédio para torcicolo é tomar um relaxante muscular como o Ana-flex e aplicar o emplastro medicinal chamado Salonpas, que podem ser utilizados sob orientação do médico ou do farmacêutico. 

Massagem para torcicolo

A massagem para o torcicolo deve ser feita da seguinte forma:

  • Passar um pouco de óleo de amêndoas ou outro qualquer no lado do pescoço afetado;
  • Com a mão oposta massagear suavemente a região dolorida do pescoço fazendo movimentos circulares, sempre no sentido do ombro para a orelha durante alguns minutos;
  • Quando estes músculos estiverem mais maleáveis e menos doloridos, deve-se massagear o outro lado do pescoço e a parte de trás do pescoço, com os mesmos movimentos.

Não é recomendado exercer muita pressão, lembre-se sempre de respeitar o limite da dor, descanse e evite forçar o pescoço nas próximas 24 horas.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 16/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.