Como curar um Torcicolo mais rápido

PUBLICIDADE

O torcicolo é uma contração involuntária dos músculos do pescoço provocada por má postura ao dormir ou ao utilizar o computador, por exemplo, causando dor no lado do pescoço e dificuldade para mexer a cabeça.

Normalmente, o torcicolo pode ser curado com tratamentos caseiros, como compressas mornas e massagem, no entanto, em alguns casos pode ser necessário consultar um ortopedista para iniciar o uso de remédios, como anti-espasmódicos e relaxantes musculares.

PUBLICIDADE

Aplicar compressa ou bolsa morna no localAplicar compressa ou bolsa morna no local
Fazer uma massagem do ombro para o ouvidoFazer uma massagem do ombro para o ouvido

Tratamento para torcicolo

O tratamento para torcicolo consiste em aliviar a contração dos músculos do pescoço e, por isso, é recomendado:

  • Colocar uma compressa morna no local durante 20 minutos. Veja como fazer a compressa em: Como tratar a dor nas costas;
  • Aplicar uma pomada anti-inflamatória, como Diclofenaco creme, no local afetado;
  • Fazer uma massagem leve sobre o músculo afetado no sentido do ombro para a orelha;
  • Evitar forçar o pescoço para a posição contrária à do torcicolo;
  • Veja outras formas caseiras de tratar o torcicolo em: Remédio caseiro para torcicolo.

Geralmente o torcicolo melhora após as primeiras 24 horas, desaparecendo até 3 dias após ter surgido. Assim, caso o torcicolo demore mais tempo para curar é aconselhado consultar um ortopedista, porque pode ser necessário tomar um remédio para torcicolo.

Quando a pessoa está com torcicolo também é comum haver dor de cabeça, por isso assista o vídeo para saber como aliviar a dor de cabeça com uma automassagem:

Sintomas de torcicolo

Os sintomas do torcicolo incluem, principalmente, dor no pescoço e limitação para movimentar a cabeça. Além disso, também pode acontecer que um ombro fique mais elevado ou que o rosto se apresente assimétrico.

É comum que os sintomas de torcicolo surjam de manhã devido a má postura ao dormir, mas também é frequente que aconteça depois de ir na academia devido a esforço exagerado no pescoço, ao fazer abdominais incorretamente, por exemplo.

Remédio para torcicolo

Os remédios para torcicolo só devem ser utilizados após orientação do médico e, normalmente incluem relaxantes musculares ou remédios anti-espasmódicos, como Ana-flex ou Miorrelax.

Estes remédios também são recomendados para indivíduos com torcicolo espasmódico, que é um tipo de torcicolo que surge recorrentemente em vários membros da mesma família.

Se seu filho nasceu com torcicolo, leia também:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE