Cefaléia tensional

publicidade

A cefaléia tensional é um tipo de dor de cabeça que é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas e do couro cabeludo, devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou uma noite mal dormida, por exemplo.

Sintomas da cefaléia tensional

Os sintomas da cefaléia tensional são:

  • dor de cabeça em forma de pontada, latejante, ou pressão na cabeça como se tivesse um capacete;
  • dor de cabeça que afeta os dois lados, somente a parte da nuca, somente a parte da testa ou somente a parte ântero-lateral da cabeça;
  • dor de cabeça surda ou constante;
  • fotofobia;

Um dos fatores que difere a cefaleia tensional da enxaqueca é que não há enjôo ou vômito associado.

Causas da cefaléia tensional

A cefaléia tensional como o próprio nome já diz é causada por situações de tensão física e/ou emocional. Mas ela também pode ser desencadeada por:

  • permanecer na mesma posição por muito tempo;
  • torcicolo;
  • má posição do travesseiro ao dormir;
  • privação do sono;
  • medo; angústia, ansiedade, estresse.

Tratamento para cefaléia tensional

O tratamento para a cefaléia tensional é feito com a toma de analgésicos e com o relaxamento muscular. Para tal pode-se recorrer às massagens e as sessões de fisioterapia para a correta abordagem do músculo. Alongamentos, exercícios físicos como nadar lentamente e a automassagem da cabeça  são meios de aumentar a circulação sanguínea local levando a diminuição dos sintomas da cefaléia.

Massagem para cefaléia tensional

Uma ótima massagem para a cefaléia tensional é a seguinte:

Deixe os cabelos soltos e apoie as duas mãos na cabeça, sem anéis ou pulseiras. E faça uma leve massagem com a ponta dos dedos, em movimentos circulares no pescoço e em todo o couro cabeludo.

Segure com firmeza a parte próxima da raiz do cabelo e puxe-a suavemente, realizando movimento circulares até que todo o cabelo já tenha sido "puxado". Vire suavemente o pescoço de um lado para o outro, e de frente para trás e sinta o alívio que chega gradualmente.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 15/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.