Como aliviar a cefaleia tensional

PUBLICIDADE

A cefaleia tensional é um tipo de dor de cabeça que é causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas e do couro cabeludo, devido a diversos fatores como má postura, estresse, ansiedade ou uma noite mal dormida.

Assim, para aliviar este tipo de dor de cabeça é muito importante conseguir relaxar e, para isso, pode-se fazer uma massagem no couro cabeludo, tomar um banho quente um fazer uma atividade que se goste, por exemplo.

No entanto, quando a dor de cabeça não melhora, pode ser necessário consultar um neurologista ou um clínico geral para iniciar o tratamento com medicamentos como:

  • Analgésicos, como Ibuprofeno, Aspirina ou Naproxeno: geralmente são os primeiros remédios utilizados para aliviar este tipo de dor de cabeça;
  • Combinação de remédios, como Aspirina com cafeína: são usados quando os remédios analgésicos não conseguem aliviar a dor de cabeça;
  • Triptanos, como Sumatriptano, Zolmitriptano: são usados nos casos mais graves ou em casos em que também surge enxaqueca frequente.

Além disso, também é importante evitar todas as situações que podem provocar tensão física ou emocional, como ficar muito tempo na mesma posição, dormir numa posição pouco adequada ou organizar trabalho para fazer em pouco tempo.

Como aliviar a cefaleia tensional

Como identificar os sintomas de cefaleia tensional

A dor de cabeça provocada pelo excesso de tensão pode ser identificada através deste tipo de sintomas:

  • Dor em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça;
  • Dor que afeta os dois lados, na nuca ou na testa;
  • Sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e curo cabeludo;

Este tipo de dor de cabeça normalmente surge após períodos de grande estresse físico ou emocional, acompanhada de cansaço e, geralmente durante cerca de 30 minutos.

A cefaleia tensional pode surgir várias vezes durante o mês, sendo que quando acontece mais de 15 vezes é recomendado consultar um neurologista para iniciar o tratamento com medicamentos que ajudam a prevenir o seu surgimento.

Fisioterapia ajuda a evitar crises de cefaleia tensional

As sessões de fisioterapia também podem ser muito importantes em alguns casos para alongar os músculo da região do pescoço e da cabeça, facilitando o relaxamento e melhorando a circulação sanguínea para o local que reduz o surgimento dos sintomas.

Veja alguns exercícios que podem ser feitos para alongar estes músculo: Exercícios de alongamento para o pescoço.

Como fazer massagem para aliviar a cefaleia tensional

Como aliviar a cefaleia tensional
Como aliviar a cefaleia tensional
Como aliviar a cefaleia tensional

Uma ótima massagem para aliviar a dor de cabeça provocada pelo excesso de tensão é:

  1. Deixe os cabelos soltos e apoie as duas mãos na cabeça, sem anéis ou pulseiras;
  2. Faça uma leve massagem com a ponta dos dedos, em movimentos circulares desde o pescoço até todo o couro cabeludo;
  3. Segure com firmeza a parte próxima da raiz do cabelo e puxe-a suavemente, realizando movimento circulares até que todo o cabelo já tenha sido "puxado";
  4. Vire suavemente o pescoço de um lado para o outro, e de frente para trás e sinta o alívio que chega gradualmente.

Para melhorar o efeito desta massagem, deve-se ainda tomar um banho quente relaxante antes, para que os músculos consigam alongar mais facilmente e aliviar toda a tensão acumulada.

Se não tem a certeza se este é o seu tipo de dor de cabeça, veja outras causas: Como identificar e tratar cada tipo de dor de cabeça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE