5 dicas para acabar com o torcicolo mais rápido

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Algumas formas para acabar com o torcicolo em casa incluem utilizar a terapia frio-calor, fazer uma massagem ou alongar os músculos do pescoço. Estas são técnicas que ajudam a reduzir a inflamação causada pelo espasmo muscular no pescoço, aliviando de forma mais rápida a dor e o desconforto do torcicolo.

O torcicolo acontece devido a um espasmo muscular, normalmente provocado por má postura, que pode acontecer ao dormir ou até mesmo pelo uso do computador no dia a dia, causando sintomas de dor, rigidez no pescoço ou dificuldade para movimentar a cabeça. Veja outros sintomas do torcicolo.

Geralmente, o torcicolo melhora em cerca de 1 semana, no entanto, se surgirem sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, formigamento ou fraqueza no braço ou na mão, deve-se consultar o médico, pois nesse caso pode ser sinal de uma causa mais grave, necessitando de tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Dicas para aliviar o torcicolo

As dicas mais importantes para acabar com o torcicolo rápido são:

1. Realizar terapia frio-calor

A terapia frio-calor é feita com a utilização de compressas de gelo e compressas quentes, para ajudar a diminuir a inflamação e relaxar a musculatura do pescoço. Este tipo de terapia utiliza compressas de gelo durante as primeiras 48 a 72 horas e compressas quentes nos dias seguintes. 

Para fazer as compressas de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar um saco de gel no congelador para resfriar. Depois envolve-se a bolsa (ou o saco de gel) em uma toalha limpa e aplica-se na região do pescoço, deixando agir por 15 a 20 minutos, 2 a 3 vezes por dia. 

Já a compressa quente pode ser preparada adicionando água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa e aplicada na região afetada por 20 a 30 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.

2. Inclinar o corpo para frente

Inclinar o corpo para a frente, deixando a cabeça pendurada, faz com que o peso da cabeça atue como um pêndulo, o que irá aumentar o espaço entre as vértebras cervicais e diminuir o espasmo dos músculos do pescoço, ajudando a aliviar a dor do torcicolo.

É indicado ficar nessa posição por cerca de 2 min, mantendo os braços e cabeça bem soltos. É possível movimentar a cabeça com pequenos movimentos para um lado e para o outro, somente para se certificar de que os músculos dos ombros e do pescoço encontram-se relaxados.

3. Pressionar os músculos

Ao pressionar levemente o músculo afetado do pescoço, é possível estimular o seu relaxamento, ajudando a aliviar os sintomas. Para isso, deve-se pressionar com o polegar a parte do meio do músculo que está dolorido durante 30 segundos. Por fim, deve-se pressionar a parte onde o músculo começa, na nuca, durante mais 30 segundos. 

Para pressionar os músculos do pescoço é importante estar em uma posição confortável, que pode ser em pé ou, de preferência, sentado e com a cabeça virada para frente. Esta técnica pode ser feita várias vezes longo do dia.

4. Massagear o pescoço

Massagear o pescoço usando óleo de amêndoa doce ou algum creme hidratante também é uma boa forma de diminuir a dor e o desconforto. A massagem deve ser realizada nos ombros, pescoço, nuca e cabeça, mas só deve ser realizada na parte final do tratamento, depois de ter realizado os exercícios e técnicas anteriormente indicadas.

A massagem não deve ser realizada de maneira muito forte, mas pode-se pressionar um pouco a palma da mão nos músculos do pescoço, desde os ombros até às orelhas.

Para finalizar a massagem pode-se colocar uma compressa morna na região do pescoço, deixando atuar durante cerca de 20 minutos.

5. Fazer alongamentos

Os alongamentos para o torcicolo promovem o relaxamento dos músculos do pescoço, ajudando a aliviar a dor e o desconforto. No entanto, no caso de sentir dor ou desconforto durante algum alongamento, é recomendado parar esse alongamento e não repetir o exercício.

Para fazer os alongamentos, pode-se estar em pé ou sentado, sempre com as costas retas, e colocar uma mão no topo da cabeça, puxando-a suavemente para o lado em direção ao ombro, durante 30 segundos. Voltar a cabeça para a posição inicial e repetir o movimento para o outro lado. Esse alongamento pode ser feito 3 vezes para cada lado.

Outro alongamento recomendado para o torcicolo é inclinar a cabeça para frente, como se fosse apoiar o queixo no peito durante 30 segundos. Voltar à posição inicial e inclinar a cabeça para trás. Pode-se fazer esse alongamento 3 vezes em cada direção.

Assista o vídeo com a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro com outras dicas de como aliviar o torcicolo:

Quando ir ao médico

É importante consultar o médico caso os sintomas do torcicolo durem mais de uma semana ou se forem muito intensos.

Além disso, deve-se procurar ajuda médica ou o pronto socorro mais próximo, no caso do torcicolo ser acompanhada de sintomas como:

  • Febre repentina;
  • Calafrio;
  • Dor de cabeça;
  • Hematomas na pele;
  • Dormência, formigamento ou fraqueza no braço ou na mão;
  • Dor no pescoço causada por uma queda ou trauma;
  • Piora da dor ao deitar;
  • Perda do controle da urina;
  • Dificuldade para andar ou se equilibrar.

Esses sintomas podem indicar situações mais graves, como meningite, hérnia de disco ou lesão na coluna cervical, por exemplo, necessitando de tratamento imediato.

Vídeos relacionados