Tanchagem

publicidade

A Tanchagem é uma planta medicinal da família das plantagináceas, também conhecida como Tansagem, Acatá, Carrajá, Tanchagem-terrestre ou Erva-de-ovelha, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, úteroe intestino.

O nome científico da planta medicinal Tanchagem é Plantago major e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, algumas farmácias de manipulação, assim como em algumas feiras livres.

Para que serve a Tanchagem

A Tanchagem serve para ajudar no tratamento de infecções de pele, picadas de inseto, diarreia, inflamações de mucosas (garanta, útero, intestino ou faringe), rinite, sinusite, gripe, resfriado, inchaço, acne, varizes, ácido úrico elevado, azia, catarro, cistite, conjuntivite, disenteria, furúnculo, gastrite, gengivite, gota, hemorragia, feridas, irritação na pele após exposição solar prolongada, prisão de ventre, queimaduras, terçol e úlcera gástrica.

Propriedades da Tanchagem

As propriedades da Tanchagem incluem sua ação antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.

Modo de uso da Tanchagem

A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo.

  • Chá para resfriado e gripe: colocar 20 g de folhas de tanchagem em um 1 litro de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
  • Cataplasma para feridas: Aplicar as folhas amassadas sobre as feridas por 10 minutos e trocá-las a seguir. Aplicar 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais da Tanchagem

OS principais efeitos colaterais da Tanchagem incluem sonolência, cólica intestinal e desidratação.

Contraindicações da Tanchagem

A Tanchagem está contraindicada para grávidas, mulher em lactação e pacientes com problemas de coração.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade