Suco de babosa: para que serve e como fazer

Atualizado em novembro 2023
Evidência científica

O suco de babosa é feito a partir das folhas da Aloe vera, que é uma planta medicinal com boas quantidades de vitamina A, vitamina C e minerais, que possuem propriedades antioxidantes, prebióticas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, que ajudam a hidratar o cabelo e a pele, a cicatrizar feridas e a fortalecer o sistema imunológico.

A babosa contém aloína, um composto presente no látex na casca da planta que possui efeito laxante, antioxidante e anti microbiano. No entanto, é recomendado extrair essa substância da planta antes de preparar o suco, pois ingestão acima de 10mg por dia desta substância pode ter um efeito tóxico, causando diarreia e dor abdominal.

O suco de babosa pode ser encontrado já pronto em lojas de produtos naturais ou supermercados, sendo considerado mais seguro. Outra opção é preparar o suco em casa, sendo recomendado retirar o látex das folhas antes, para eliminar o excesso de aloína.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O suco de babosa pode ser indicado para:

1. Combater a prisão de ventre

O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, a substância presente na casca da planta e que possui propriedades laxantes, que aumenta a quantidade de líquido no intestino, estimulando os movimentos intestinais e facilitando a eliminação das fezes.

Por ter ação prebiótica, estimulando o crescimento de bactérias benéficas no intestino, o  suco de babosa também equilibra a flora intestinal, ajudando a combater a prisão de ventre.

2. Manter a saúde da pele e do cabelo

A vitamina A, vitamina C, vitamina E e os minerais presentes em boas quantidades no suco de babosa, hidratam e promovem a formação de colágeno na pele, melhorando a elasticidade e brilho da pele e do cabelo.

Além disso, por ter um efeito antioxidante, o suco de babosa combate os radicais livres na pele, ajudando a combater o envelhecimento precoce.

3. Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos

O suco de babosa contém ótimas quantidades de antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo alguns problemas de saúde, como aterosclerose, infarto ou derrame.

4. Fortalecer o sistema imunológico

O suco de babosa contém vitamina C, flavonoides e taninos, que são compostos com potente ação antioxidantes e imunomoduladora, fortalecendo as células do sistema imunológico.

5. Ajudar no tratamento de gastrite

O suco de babosa estimula a secreção de enzimas digestivas e neutraliza os ácidos do estômago, ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Além disso, por ser um potente anti inflamatório, o suco da babosa ajuda a tratar inflamações, podendo ser uma boa opção para tratar problemas no estômago.

6. Ajudar no controle da diabetes

O suco de babosa contém flavonoides, aloína e vitamina C, potentes antioxidantes que melhoram as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e ajudando no controle da diabetes.

7. Auxiliar no tratamento de infecções

Por ter efeito antiviral, antibacteriano e antisséptico, o suco de babosa ajuda na cicatrização de feridas, no tratamento de queimaduras, e no tratamento de problemas como psoríase, herpes e candidíase.

Como preparar o suco de babosa

Para preparar o suco de babosa em casa, deve-se retirar as folhas da planta, lavar e secar bem, e cortar os espinhos. Em seguida, deve-se cortar a base da folha e deixar a planta repousar na posição vertical para que o látex (a parte amarela presente na folha) escorra.

Em seguida, cortar com uma faca ou tesoura as partes laterais da folha, no seu comprimento. Após, deitar a folha e levantar com cuidado a casca de um dos lados, usando um objeto arredondado para evitar contaminar o gel com o látex que ainda pode conter na planta. Para retirar o gel da planta, pode-se usar um objeto não pontiagudo ou uma colher, descartando qualquer parte verde ou amarela que estejam presentes no gel.

Depois, basta colocar o gel no liquidificador, em uma proporção de 100 g de gel para 1 litro de água. Pode ser também adicionado 1 colher de mel de abelha e uma fruta como o limão ou laranja para melhorar o sabor. Bater no liquidificador e beber.

É seguro tomar o suco preparado em casa?

Alguns estudos indicam que não é seguro ingerir o suco de babosa preparado em casa sem o devido cuidado de separar a casca e a parte amarela que contém o látex, porque esta substância pode estar relacionada com o surgimento de câncer de cólon. No entanto, os estudos atuais não são conclusivos, sendo necessárias mais pesquisas que comprovem estes riscos.

Possíveis e feitos colaterais

O suco de babosa pode causar dor abdominal, vômitos, diarreia, urina avermelhada, problemas no fígado e falta de potássio no sangue, uma condição que causa o surgimento de sintomas como fraqueza, câimbras, formigamento, dormência e arritmia cardíaca.

Quem não deve consumir

O suco de babosa não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim como esse suco também não é indicado para crianças com menos de 12 anos.

Além disso, a ingestão do suco de babosa também é contraindicada para pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais ou estenose, atonia (falta de movimento muscular normal), apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga inexplicável ou desidratação.

Pessoas que usam medicamentos ou outras plantas medicinais, devem sempre consultar um médico antes de ingerir a babosa, já que a babosa pode alterar a ação de alguns remédios.