Sinusite na Gravidez

publicidade

A sinusite na gravidez é uma condição comum nas mulheres que sofrem com vários episódios de crise alérgica ou mesmo crises de sinusite durante os meses de inverno. Isso ocorre porque a imunidade fica diminuída na gravidez, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias nas regiões paranasais. Para tratar a sinusite na gravidez recomenda-se o uso de antibióticos classificados como risco B na gravidez como a amoxicilina e o uso de corticóides como a prednisona.

Sinusite na gravidez, o que fazer

Durante a crise de sinusite na gravidez a mulher deve fazer nebulização cerca de 2 vezes ao dia e a seguir fazer a lavagem nasal pingando algumas gotas de solução isotônica no nariz para garantir a saída de toda a secreção. Para fazer uma solução isotônica caseira basta misturar num recipiente 1 colher de sal, 1 colher de bicarbonato de sódio e meio litro de água filtrada ou fervida.

Como forma de tratamento complementar para a sinusite na gravidez pode-se passar diariamente por um período de no máximo 5 dias um descongestionante tópico à base de pseudo-efedrina, que se compra facilmente em qualquer farmácia. Para diminuir a dor e o desconforto a grávida pode tomar paracetamol.

O uso de antibióticos sem prescrição médica na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do bebê e por isso só deve ser tomado mediante orientação do médico.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 05/11/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.