Sintomas do Período Fértil

publicidade

Os sintomas do período fértil são muito fáceis de serem detectados e podem acontecer antes, durante e depois da ovulação. As mulheres devem estar atentas às seguintes alterações no organismo:

  • Secreção vaginal transparente: é o primeiro sinal de que a ovulação e o período fértil estão chegando. Nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal. A mulher vai perceber um líquido na vagina parecido com a clara de ovo crua.
  • Aumento da temperatura: ocorre pois os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, responsável por um pequeno aumento da temperatura da mulher. Se for medida da maneira correta, a temperatura pode ajudar a identificar o início do período fértil. Ela deve ser medida diariamente, logo ao acordar, sem levantar-se da cama.
  • Aumento da libido e do apetite: também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.
  • Dor no baixo ventre: no pico de todos esses sintomas, algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas, o que é a indicação concreta de que está ovulando.
  • Irritação e instabilidade emocional.

Caso esses sintomas continuem e a mulher não menstrue no mês seguinte, pode haver uma grande probabilidade de ter ocorrido fecundação e gravidez.

Os três primeiros sintomas são facilmente observados nas mulheres, os outros podem variar de mulher para mulher. Estes sintomas permanecem por todos os dias compreendidos pelo período fértil, a cada mês, durante toda a fase reprodutiva da mulher.

Quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para "nadar" e chegar mais facilmente ao óvulo. O aumento da temperatura corporal ocorre devido ao esforço que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Os outros sintomas fazem com que a mulher esteja mais atraente e mais receptiva ao contato íntimo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 15/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.