Sintomas de pressão alta

publicidade

Os sintomas de pressão alta, como tontura, dor de cabeça e visão embaçada, geralmente, surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista.

Na maioria das vezes, a pressão alta não gera sintomas e o indivíduo só percebe que está com a pressão alta em uma consulta, no entanto, os sintomas que podem ajudar a identificar a pressão alta são:

  • Tonturas, cansaço ou enjoo;
  • Dor de cabeça persistente;
  • Dor na nuca;
  • Zumbido nos ouvidos;
  • Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  • Visão dupla ou embaçada;
  • Sangramentos frequentes do nariz;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações cardíacas.

Ao desconfiar que a pressão está alta, o que se deve fazer é medir a pressão em casa ou em uma farmácia, por exemplo, para verificar se a pressão realmente está alta.

Veja alguns cuidados para medir a pressão corretamente em: Como medir a pressão.

Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano.

Sintomas de pressão alta na gravidez

Os sintomas de pressão alta na gravidez também podem incluir fortes dores abdominais e pernas e pés muito inchados, principalmente no final da gestação. Neste caso, deve-se consultar o obstetra o mais rápido possível para iniciar o tratamento adequado e prevenir complicações graves, como eclâmpsia, que pode prejudicar o bebê.

Como baixar a pressão alta

Para baixar a pressão que alta que não gera sintomas: 

  • Tomar um copo de suco de laranja feito na hora e tentar se acalmar. Após 1 hora, deve-se medir a pressão novamente e se ela ainda estiver alta, deve-se ir ao hospital.

Para baixar a pressão alta em caso de emergência:

  • Tomar os remédios receitados pelo médico e repousar, tentando relaxar. Porém, caso a pressão alta se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, é indicado ir ao hospital para tomar anti-hipertensores na veia.

Como controlar a pressão alta

Para controlar a pressão é importante fazer exercício físico regularmente e manter uma alimentação equilibrada e pobre em sal, dando preferência para alimentos capazes de regular a pressão arterial, como babata cozida, espinafre ou banana, por exemplo.

Nos casos mais graves ou quando o paciente não é capaz de controlar a pressão arterial utilizando estas recomendações, o cardiologista pode receitar o uso de remédios para pressão alta, como Lisinopril, Captopril ou Furosemida. O tratamento para pressão alta dever ser mantido por toda a vida, uma vez que a doença não tem cura, mas pode ser controlada.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/08/2014 Última atualização da página: 19/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.