Tratamento para infecção pulmonar

publicidade

Em geral, o tratamento para a infecção pulmonar é feito com a toma de medicamentos antibióticos, repouso, hidratação e por vezes fisioterapia respiratória.

Inicia-se o medicamento ao mesmo tempo que se colhe o exame do escarro, para identificar com precisão qual é o agente causador da infecção.

É importante a realização de uma história bem feita, um exame cuidadoso e a análise dos exames complementares (hemograma e radiografia de tórax) antes de iniciar o tratamento com antibiótico,pois, na maioria das vezes o quadro é viral . A prescrição indiscriminada de antibióticos pode tornar as bactérias mais resistentes a eles, favorecendo a instalação e a cronicidade de outras doenças no futuro.

Quando uma infecção pulmonar não é devidamente tratada ela pode evoluir para um pneumotórax, abscesso, insuficiência respiratória e até sepse, com risco de morte.

Durante o tratamento é muito importante manter o indivíduo bem hidratado, especialmente as crianças pequenas e os idosos, que por vezes tem que ficar internados pois o risco de morte ou de complicações é maior.

Além disso, é relevante que o indivíduo tenha as vias aéreas superiores sempre livres. Assoar o nariz e pingar gotas de soro fisiológico nas narinas ajuda a eliminar as secreções e facilita a respiração.

Dormir com um travesseiro alto ou colocar uma almofada em baixo do colchão da criança evita que o nariz dela fique entupido e garante noites melhores dormidas, que também ajuda na recuperação.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 24/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.