9 principais sintomas de dengue (clássica e hemorrágica)

Atualizado em março 2024

O principal sintoma da dengue é a febre alta que surge repentinamente e dura cerca de 2 a 7 dias. Além da febre, podem ser notados outros sintomas como sensação de mal estar geral, náuseas, vômitos, dor de cabeça, cansaço excessivo e manchas vermelhas na pele, por exemplo.

Os sintomas de dengue são pouco específicos, ou seja, podem ser confundidos com os sintomas de outras doenças como gripe, resfriado, malária ou meningite, por exemplo. No entanto, é importante ficar de olho na evolução dos sintomas e consultar o médico caso haja suspeita de dengue, pois assim é possível concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre a dengue.

A dengue é uma doença causada por um vírus que pode ser transmitido para as pessoas através da picada do mosquito Aedes aegypti. Veja como identificar o mosquito da dengue.

Imagem ilustrativa número 4

Sintomas de dengue clássica

Os principais sintomas de dengue são:

  1. Febre alta, entre 39 e 40ºC;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dor no fundo dos olhos;
  5. Manchas vermelhas na pele, principalmente no tórax e braços;
  6. Mal-estar geral;
  7. Cansaço excessivo, sem causa aparente;
  8. Dor abdominal, nos ossos e nas articulações;
  9. Pode haver coceira leve, em alguns casos.

Em caso de suspeita de dengue deve-se beber bastante líquidos e ir ao médico para confirmar a infecção. Nesse caso, o único medicamento que pode ser tomado é o paracetamol ou dipirona para aliviar as dores e a febre, já que a aspirina pode causar hemorragia. Confira a lista completa de remédios indicados e contraindicados para aliviar os sintomas da dengue.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Teste online de sintomas de dengue

Para identificar se os sintomas que está sentindo realmente são dengue, por favor responda às questões:

  1. 1. Febre acima de 39º C
  2. 2. Enjoos ou vômitos
  3. 3. Dor de cabeça constante
  4. 4. Dor no fundo dos olhos
  5. 5. Manchas vermelhas na pele, em todo o corpo
  6. 6. Cansaço excessivo sem razão aparente
  7. 7. Dor nas articulações e ossos
  8. 8. Sangramentos pelo nariz, olhos ou gengivas
  9. 9. Urina rosa, vermelha ou marrom

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral.

Sintomas de dengue hemorrágica

Os principais sintomas de dengue hemorrágica são:

  • Sangramentos pelo nariz, gengiva ou olhos;
  • Vômitos persistentes;
  • Urina com sangue;
  • Agitação e sonolência;
  • Confusão mental.

Além destes sintomas, em alguns casos, também é possível o surgimento de outros sinais como pele úmida, pálida e fria, assim como diminuição da pressão arterial.

Na suspeita de dengue hemorrágica, é recomendado ir imediatamente para o hospital para receber o atendimento adequado, porque esta é uma situação grave que pode levar à morte se não for devidamente tratada no ambiente hospitalar. Veja mais sobre a dengue hemorrágica e o que fazer em caso de suspeita.

Sintomas da dengue em bebês

Em bebês e crianças pode ser mais difícil de diferenciar esta doença de outras infecções comuns, por isso se o bebê apresentar febre alta repentina deve ser levado ao posto de saúde mais próximo ou pediatra, para que ele possa solicitar um exame de sangue e indicar o tratamento que poderá incluir a toma de paracetamol ou dipirona.

Os sintomas em bebês podem ser:

  • Febre alta, de 39 ou 40ºC;
  • Prostração ou irritabilidade;
  • Falta de apetite;
  • Diarreia e vômito.

Na presença de sinais e sintomas sugestivos de dengue no bebê, é recomendado que a criança seja levada ao pediatra, ao posto de saúde ou à Unidade de Pronto Atendimento - UPA para que a doença seja diagnosticada por um médico.

Geralmente, o tratamento é feito em casa, oferecendo muitos líquidos ao bebê ou à criança, como água, chá e sucos. Além disso, é importante oferecer uma alimentação de fácil digestão, como legumes e frutas cozidas, e frango ou peixe cozido. No entanto, a criança também pode não apresentar sintomas, dificultando seu diagnóstico. Veja como saber se o bebê está com dengue e os sinais de alerta

Saiba tudo o que se pode fazer para não ser picado pelo Aedes aegypti:

Para evitar e prevenir a dengue é muito importante virar todas as garrafas com a boca para baixo, colocar terra nos pratos das plantas ou manter o quintal sem poças de água parada, uma vez que estes são ótimos ambientes para o desenvolvimento de larvas do mosquito. Além disso, pode-se utilizar repelentes naturais para evitar a picada do mosquito da dengue. Confira os repelentes naturais contra o mosquito da dengue que podem ser preparados em casa

Vídeos relacionados