Melatonina

publicidade

A melatonina é um hormônio que influencia a regulação do sono e que é produzido naturalmente pelo organismo quando anoitece, em resposta ao escuro da noite. Entretanto, na medida em que envelhecemos, a quantidade de melatonina produzida pelo corpo diminui, o que faz com que as pessoas sofram de insônia, ou tenham um sono muito leve ou pouco reparador.

Para que serve a melatonina

Basicamente, a melatonina serve para regular o ciclo circadiano de sono-vigília. Ela pode ser encontrada na forma de suplemento alimentar e ajuda o indivíduo a dormir melhor.

A melatonina no tratamento para insonia pode ser uma alternativa mais natural para melhorar a qualidade do sono, mas é preciso ter alguns cuidados, tais como:

  • Só deitar-se na cama para dormir
  • Não deixar luzes acesas 
  • Evitar ficar no computador ou assistindo TV antes de dormir

Efeitos colaterais da melatonina

Os efeitos colaterais da melatonina são dor de cabeça, náuseas e mal estar geral. Esses sintomas se manifestam quando faz-se uso excessivo do suplemento, sem acompanhamento médico.

Como tomar a melatonina

A suplementação com melatonina é um alternativa eficiente e natural aos medicamentos para dormir. Recomenda-se tomar de 1 a 2 mg por dia, mas a dose pode variar, devendo ser ajustada de acordo com a indicação médica, dependendo dos resultados percebidos pelo paciente. Alguns indivíduos necessitam de doses maiores como 5 ou 10 mg de melatonina, para perceber seu efeito, e existe também a melatonina de 20 mg, que só deve ser utilizada em casos mais graves.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 31/01/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.