Remédios e truques caseiros para fortalecer as unhas

Uma loção de óleos essenciais feita com óleo de jojoba, óleo de amêndoas doces e vitamina E, ou uma manteiga hidratante e fortificante de unha caseira, são excelentes opções de remédios caseiros que podem ser preparados em casa e que ajudam as suas unhas a ficar mais fortes e resistentes à quebra. Veja o que mais você pode fazer para fortalecer as suas unhas em 5 Dicas para fortalecer as unhas fracas.

As unhas fracas e quebradiças são um problema que pode afetar muitas mulheres, e que pode aparecer quando menos se espera, porém existem alguns remédios caseiros e naturais que podem ajudar a deixar as unhas mais fortes como:

1. Loção de óleos essenciais

Um bom remédio caseiro para fortalecer unhas fracas é aplicar uma loção de óleos essenciais diariamente sob as unhas.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de óleo de jojoba
  • 1 colher de chá de óleo de semente de damasco
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas doces
  • 1 cápsula de vitamina E

Modo de preparo:

  • Num recipiente, de preferência um conta gotas, que não seja transparente, adicionar os óleos e a cápsula de vitamina E e misturar bem.

Esta loção deve ser aplicada diariamente nas unhas, sendo recomendado que aplique 1 gota em cada unha pela manhã e à noite, massageando bem para que o óleo penetre na unha e na cutícula. Além disso, para que este remédio caseiro possa fazer o efeito desejado, é recomendado que não use esmalte, pois impermeabiliza as unhas, o que faz com que estas não sejam capazes de absorver outras substâncias como cremes hidratantes ou óleos fortalecedores.

Remédios e truques caseiros para fortalecer as unhas
Remédios e truques caseiros para fortalecer as unhas

Outro ótimo óleo que pode ser usado para cuidar das unhas é azeite de oliva, que pode ser aplicado nas unhas com a ajuda de um algodão e que ajuda a hidratar e a deixar as unhas mais saudáveis.

2. Manteiga hidratante e fortificante de unha

A manteiga hidratante e fortificante de unha, tem em sua composição óleo essencial de limão, que fortalece as unhas quebradiças, enquanto os restantes componentes hidratam as mãos e as cutículas.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba;
  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau;
  • 1 colher de sopa de raspa de cera de abelha;
  • 10 gotas de óleo essencial de sândalo;
  • 5 gotas de óleo essencial de limão.

Modo de preparo:

  • Numa panela pequena coloque ao lume o óleo de jojoba, a manteiga de cacau e a cera de abelha, deixe derreter e retire do calor. Deixe arrefecer durante 2 ou 3 minutos, adicione os óleos essenciais de sândalo e limão, misture bem e verta a mistura para um recipiente ou boião e deixe arrefecer por completo antes de tapar.
Remédios e truques caseiros para fortalecer as unhas

Esta manteiga deve ser aplicada diariamente para fortalecer as unhas e hidratar e proteger as mãos e cutículas, e deve ser usada logo pela manhã e à noite antes de deitar.

3. Colocar alho ou cravo dentro do esmalte

Além disso, colocar meio alho picado dentro da base fortalecedora de unha, é outro excelente truque caseiro para quem tem hábitos como roer as unhas ou colocar as mãos na boca, que deixam as unhas frágeis e quebradiças, pois o alho vai fazer com que a base de unha tenha um sabor desagradável e cheiro forte.

Além do alho, pode também adicionar cravo da índia ao vidrinho da base fortalecedora, pois torna o esmalte resistente aos fungos, diminuindo assim as chances de apanhar micose da unha.

Antes de iniciar tratamentos para fortalecer as unhas, é sempre recomendado que consulte o dermatologista, pois existe a necessidade de identificada a causa das unha fracas, uma vez que estas podem ser causadas por problemas de saúde ou doenças como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo.

A alimentação é outro fator muito importante para a saúde das unhas, e alimentos ricos em proteína, biotina e zinco podem ajudar as suas unhas a crescer mais rápido e a ficar mais fortes. Veja que alimentos deve comer que ajudam na saúde das suas unhas em Como fazer as unhas crescerem mais rápido.

Mais sobre este assunto: