8 dicas para deixar de roer as unhas

Atualizado em julho 2023

Para deixar de roer as unhas, é interessante manter as unhas bem cortadas e lixadas, usar um esmalte especial, distrair-se com uma bola anti-estresse e, nos casos necessários, consultar o psicólogo.

O ato de roer as unhas, conhecido cientificamente como onicofagia, é um hábito que afeta homens e mulheres, que pode iniciar desde criança e persistir durante a vida adulta caso não seja tratada.

O hábito de roer as unhas está muito relacionado com a ansiedade, sentimentos de segurança e estresse e o fato de roer as unhas pode levar à sensação de bem-estar. No entanto, o hábito prolongado pode provocar danos aos dentes e dedos, além de aumentar o risco de infecções na pele.

Imagem ilustrativa número 1

Dicar para deixar de roer as unhas

Algumas dicas para deixar de roer as unhas são:

1. Manter as unhas bem cortadas e lixadas

As unhas curtas evitam pontas que servem de tentação, evitando o hábito. Além disso, manter as unhas bem feitas e pintadas, semanalmente, com manicure, também é um estímulo a mais para querer manter as unhas bonitas e evitar mordiscar os dedos.

2. Pintar as unhas com esmalte especial

Os esmaltes para deixar de roer as unhas têm um gosto muito amargo, que fazem com que a pessoa evite colocar os dedos na boca. Eles são incolores, servindo para homens, mulheres e crianças acima de 4 anos, e podem ser comprados em farmácias.

3. Aplicar unhas falsas ou em gel

Cobrir as unhas com unhas postiças ou unhas em gel, além de melhorar a estética, diminui o impulso de roê-las, porque a pessoa ficar com receio de estragar a manicure.

Outra dica é cobrir uma ou algumas delas com curativo, e ao fim de uma semana, retirar e ver como a unha ficou mais bonita e saudável em comparação com as outras. 

4. Se distrair com uma bola anti-estresse

Adotar um novo hábito que substitua o de roer as unhas, como brincar com uma bola anti-estresse ou um elástico, por exemplo, são formas de ocupar a cabeça e as mãos com novas atividades ao invés de roer as unhas.

5. Mascar um chiclete

Principalmente nos momentos de maior ansiedade ou tédio, mascar um chiclete também é uma boa opção para evitar o vício.

6. Investir em um hobbie

Encontrar formas de aliviar a ansiedade, como ouvir música, conversar com alguém ou praticar atividades físicas após o trabalho, por exemplo, podem aliviar a ansiedade e fazer com que a pessoa tenha menos manias e hábitos viciantes, como roer as unhas.

7. Fazer uma alimentação equilibrada

Em alguns casos, o hábito de roer as unhas pode ser uma consequência de deficiências nutricionais, como falta de cálcio e/ou magnésio, por exemplo, que leva a pessoa a roer a unha, de forma a recuperar esses minerais.

Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais, de forma a evitar deficiências nutricionais.

8. Consultar o psicólogo

Caso as dicas não funcionem, é recomendado que o psicólogo seja consultado para que sejam feitas sessões de psicoterapia para tratar a ansiedade e o estresse que pode estar estimulando o hábito.

Marque uma consulta com o psicólogo mais próximo, caso tenha interesse:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psicólogos e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Principais consequências

Algumas das principais consequências de roer unhas, que fazem com que seja importante abandonar este hábito, são:

  • Surgimento de ferimentos na pele dos dedos e nas cutículas, o que facilita a infecção por bactérias e fungos;
  • Deformações nas unhas, nos dedos e na pele ao redor, o que causa constrangimentos pelos efeitos estéticos;
  • Aumento das chances de desenvolver problemas gastrointestinais, como gastroenterites e gastrites;
  • Dificuldade para realizar algumas atividades, como tocar um instrumento musical, desenhar e escrever.

As unhas servem como proteção da parte superior dos dedos, para auxiliar na pressão que se exerce com os dedos, e como barreira para a entrada de micróbios no corpo e na corrente sanguínea, e, por isso, devem ser mantidas bem conservadas para impedir o adoecimento pelo contato com micro-organismos. Saiba o que fazer para fortalecer as unhas fracas.

Remédios naturais para não roer as unhas

Existem várias formas naturais que podem ser utilizadas nas unhas para evitar que sejam roídas e que exista danos aos dentes e aos dedos. Uma boa opção é esfregar nas unhas um dente de alho cortado, pois o odor forte irá tornar o ato de roer mais consciente, de forma que a pessoa pode diminuir a vontade para roer unha.

Outra opção é aplicar algumas gotas de óleo de melaleuca nas unhas, isso porque esse óleo tem um sabor repulsivo, de forma que faz com que a pessoa evite colocar a unha na boca, o que tem como resultado melhora no seu aspecto e crescimento saudável.