Reações Adversas das Vacinas

publicidade

Embora o aparecimento de reações adversas após a aplicação de uma vacina não seja comum, qualquer vacina pode provocar efeitos indesejáveis até 48 horas após a sua aplicação e tendem a desaparecer cerca de 2 a 3 dias após o aparecimento dos sintomas.

As reações adversas mais comuns e menos graves, incluem:

  • Dor, vermelhidão, inchaço e enduração no local da aplicação;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Indisposição;
  • Cansaço.

Todos os indivíduos podem desenvolver reações à aplicação de uma vacina, porém, os indivíduos com sistema imune fraco, como no caso de AIDS ou câncer, por exemplo, e as grávidas têm maior chance de desenvolver reações adversas, e, por isso, devem consultar um médico antes de tomar qualquer vacina.

Reações adversas das vacinas no bebê

As reações adversas das vacinas no bebê são iguais às do adulto, no entanto, o bebê pode ficar mais sonolento do que o habitual, chorar frequentemente, ficar irritado e ter diminuição do apetite.

Normalmente, os sintomas desaparecem ao final de 48 horas, porém, caso os sintomas permaneçam, o pediatra deve ser consultado.

Reações adversas graves

Após a aplicação de uma vacina podem ocorrer reações adversas graves, como choque anafilático por exemplo, que surgem, geralmente, logo após a administração da vacina ou até 30 minutos depois.

Nestes casos, o individuo sente coceira, pele avermelhada e dificuldade em respirar, precisando de ser levado de imediato ao ponto socorro, pois pode correr risco de vida. Para saber mais sobre o choque anafilático consulte: Choque anafilático

O que fazer no caso de reações adversas das vacinas

Na presença de reações adversas das vacinas deve-se:

  • Aplicar gelo no local da vacina com uma fralda de algodão durante 15 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia até os sintomas, como dor, vermelhidão, enduração ou inchaço, desaparecerem totalmente;
  • Tomar um remédio antitérmico e analgésico, como Paracetamol, orientado pelo médico ou pediatra, para ajudar a baixar a febre e diminuir a dor;
  • Comer alimentos leves ao longo do dia, como sopa de legumes ou fruta cozida, por exemplo, ou dar ao bebê pequenas quantidades de leite ou alimentos moles para evitar a indisposição. 

Caso as reações adversas das vacinas se mantenham por mais de 3 dias deve-se consultar um médico ou ir ao ponto socorro. 

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade