Puerpério

publicidade

O puerpério é o período pós-parto que abrange desde a saída da placenta até a volta da menstruação da mulher, após a gravidez. Este período pode variar de mulher para mulher dependendo de como é feita da amamentação. 

Didaticamente, o puerpério se divide em três etapas:
o Do 1º ao 10º dia – puerpério imediato
o Do 10º ao 45º dia – puerpério tardio
o Além do 45º dia – puerpério remoto

Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais. Neste período ela deve ter um espécie de menstruação, um sangramento abundante que inicia após o parto e dura em média 15 dias.

Inicialmente o sangue é um vermelho vivo em quantidade razoável e com o passar dos dias, a quantidade vai diminuindo e a sua cor vai escurecendo, chegando a um tom marrom até desaparecer.

No puerpério, a mulher deve ter uma consulta com o obstetra ou o ginecologista para verificar se o útero está cicatrizando corretamente e não há nenhuma infecção. Aconselha-se que esta consulta seja feita na 6ª semana após o parto.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/08/2014 Última atualização da página: 30/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.