Período fértil para engravidar

publicidade

O período fértil para engravidar, num ciclo de 28 dias, corresponde ao 11º ao 17º dia após o início da menstruação.

Como calcular o período fértil para engravidar

Para calcular o período fértil para engravidar deve-se observar se a menstruação é regular e então identificar qual é o dia que corresponde ao meio do ciclo, considerando que o ciclo começa e termina no primeiro dia de menstruação.

Por exemplo: Num ciclo de 26 dias, o dia mais fértil será o dia 13º dia, contando a partir do primeiro dia da menstruação. O período fértil começa 3 dias antes e vai até 3 dias depois desta data.

Algumas ótimas dicas para engravidar são ter relações sexuais, dia sim, dia não, durante todo o período fértil, pois assim há uma maior chance de engravidar e a qualidade dos espermatozoides será melhor.

Durante estes dias, recomenda-se beber muita água e optar por uma alimentação leve, que seja de fácil digestão e provoque menos cansaço. Recomenda-se ainda optar por alimentos fonte de gordura vegetal, como abacate e amendoim, que garantem energia extra, assim como os alimentos que melhoram a circulação sanguínea, como peixes.

A mulher que deseja engravidar deve aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico e, mesmo assim, deve tomar 1 comprimido de ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar. Este nutriente é importante para garantir uma adequada formação do sistema nervoso do bebê.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 15/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.