Como saber os melhores dias para engravidar

PUBLICIDADE

Os melhores dias para engravidar são os dias do período fértil, que corresponde a exatamente no meio do ciclo menstrual. No entanto, este período apesar de ser mais fácil de ser encontrado em mulheres que possuem menstruação regular, também pode ser encontrado em caso de menstruação irregular.

Para as mulheres que possuem um clico menstrual regular, em que a menstruação desce sempre a cada 28 dias, os melhores dias para engravidar começam 11 dias após o primeiro dia de cada menstruação e permanecem por mais 6 dias, como podemos observar na seguinte imagem:

Durante o período de tentativa para engravidar é recomendado anotar num calendário todos os dias em que ficar menstruada e também todos os dias em que teve contato íntimo, porque estas informações são importantes para calcular a data da concepção e a data provável do parto.

O teste de gravidez caseiro, que utiliza a urina e é comprado na farmácia, pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso menstrual e se o resultado for positivo, deve-se realizar o teste de gravidez, de laboratório para confirmar a gravidez e realizar o pré-natal.

Para saber como saber qual é o melhor período para engravidar, em caso de menstruação irregular, assista:

Dicas para engravidar rápido

Mesmo nas mulheres jovens, saudáveis e com período fértil regular as chances de engravidar são de apenas 10% por cada mês de tentativa porque outros fatores como o sistema emocional e a saúde do parceiro também influenciam na capacidade de concepção. Entretanto, citamos aqui algumas ótimas dicas para engravidar mais rápido:

  • Ter relações sexuais, dia sim, dia não, durante todo o período fértil, pois assim há uma maior chance de engravidar e a qualidade dos espermatozoides será melhor.
  • Beber muita água e optar por uma alimentação leve, que seja de fácil digestão e provoque menos cansaço durante o período fértil;
  • Ingerir mais alimentos fonte de gordura vegetal, como abacate e amendoim, que garantem energia extra, assim como os alimentos que melhoram a circulação sanguínea, como peixes;
  • Tratar qualquer infecção vaginal para aumentar as chances de engravidar;
  • Ficar deitada após o contato íntimo.

A mulher que está tentando engravidar deve aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico e, mesmo assim, deve tomar 1 comprimido de ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar porque este nutriente é importante para garantir uma adequada formação do sistema nervoso do bebê. Veja outros cuidados que se deve ter antes de engravidar para garantir a sua saúde e a do seu bebê.

Quando o casal está a mais de 12 meses tentando engravidar sem conseguir atingir este objetivo, o médico pode solicitar uma série de exames para o casal a fim de identificar a infertilidade e em alguns casos, pode ser indicado que a mulher tome remédios hormonais para induzir a ovulação, como o Clomifeno para aumentar as chances de concepção. 

Veja também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE