Perigo do raio X na gravidez

publicidade

​O maior perigo de fazer exames de raio X durante a gravidez é o risco de defeitos genéticos no feto. No entanto, este problema é raro porque é necessária uma quantidade muito elevada de radiação para provocar alterações no feto.

Geralmente, a radiação máxima recomendada durante a gestação é de 5 rads, que é a unidade usada para medir a quantidade de radiação absorvida, porque a partir deste valor o feto pode sofrer alterações.

No entanto, a maioria dos exames que utilizam raio X ficam longe de atingir o valor máximo, como mostra a seguinte tabela:

Tipo de Raio XQuantidade de radiaçãoRaio X necessários para afetar o bebê
Raio X boca0,01 milirads*500 mil
Raio X tórax60 milirads*83
Raio X abdominal290 milirads*17
Tomografia Computadorizada800 milirads*6

* 1000 milirads = 1 rad

Assim, a gestante pode fazer um raio X sempre que for recomendado, porém, é aconselhado informar ao médico sobre a gravidez, para que o avental de chumbo usado para proteção contra radiação seja corretamente posicionado na barriga da gestante.

É perigoso fazer raio X sem saber que está grávida?

Nos casos em que a mulher não sabia que estava grávida e fez um raio X, o exame também não é perigoso, mesmo no início da gestação quando o embrião está se desenvolvendo.

No entanto, é recomendado que, assim que descubra a gravidez, a mulher informe ao obstetra sobre a quantidade de exames que fez, para que seja calculado o valor de radiação já absorvido, evitando que durante o restante da gravidez receba mais do que 5 rads.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade