Micose de unha

publicidade

A micose de unha ou onicomicose, como é chamada cientificamente, é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

A micose de unha tem cura, quando o tratamento que pode ser feito com o uso de esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais receitados pelo dermatologista, é realizado corretamente.

Contrai-se a micose de unha principalmente ao andar descalço em piscinas ou banheiros públicos, assim como pelo uso de sapatos apertados, pois são situações que facilitam o crescimento do fungo, devido ao calor e à umidade.

Fotos de micose de unha

Como tratar a micose de unha

O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios antifúngicos por via oral, como o Fluconazol ou o Itraconazol, por exemplo, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte para micose de unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo, sobre a unha infectada.

Outra opção, é o uso de laser para micose de unha, que elimina o fungo da micose através dos raios infra-vermelhos emitidos pelo laser.

Os remédios para micose de unha devem ser sempre prescritos pelo dermatologista, que é o médico indicado para orientar o melhor tratamento.

O tratamento para micose de unha é demorado, porque o fungo só é totalmente eliminado quando a unha cresce o suficiente. Por isso, a cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para a micose das unhas dos pés, quando é seguido corretamente.

O que fazer na micose de unha

O que se pode fazer durante o tratamento para micose de unha inclui:

  • Evitar usar sapatos apertados;
  • Preferir meias de algodão;
  • Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
  • Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
  • Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.

Estes cuidados também devem ser feitos para prevenir a micose de unha.

Sintomas de micose de unha

Os sintomas de micose de unha incluem:

  • Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele;
  • Deformidade nas unhas.

O diagnóstico da micose de unha pode ser confirmado através de uma análise ao microscópio de uma amostra de resíduos da unha, para determinar qual o fungo responsável pela infecção, que é essencial para o dermatologista indicar o tratamento adequado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade