Tratamento para micose de unha

publicidade

O tratamento para micose de unha pode ser feito com remédios antifúngicos como o Fluconazol, Itraconazol ou Terbinafina ou com loções, cremes ou esmaltes para micose de unha como por exemplo, o Loceryl, Micolamina ou Fungirox.

O tratamento para micose de unha com loções, cremes ou esmaltes de uso tópico deve ser mantido por 6 meses, no caso de micose de unha da mão e por 12 meses, no caso de micose de unha do pé, por causa do crescimento da unha, de forma que a micose fique totalmente curada.

O dermatologista deve ser consultado para avaliar a micose e indicar se o tratamento deve ser feito com remédios ou esmaltes comprados na farmácia ou com soluções naturais.

Tratamento para micose de unha com laser

O tratamento para micose de unha com laser, chamado de terapia fotodinâmica, utiliza o corante azul de metileno, que depois de aquecido pelo laser terapêutico vermelho é capaz de eliminar o fungo da micose e promover o crescimento da unha.

As sessões da terapia fotodinâmica geralmente ocorrem 1 vez por semana, mas há casos onde pode ser necessário realizar até 2 ou 3 sessões por semana e o tempo do tratamento varia entre 1 a 3 meses.

Outra opção é o tratamento para micose de unha com LED que funciona da mesma forma que o laser, pois a luz emitida pelo LED também reage com o corante, facilitando a eliminação do fungo.

Tratamento caseiro para micose de unha

Um ótimo tratamento caseiro para micose de unha é com o óleo de copaíba porque a copaíba é uma planta medicinal que possui propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, emolientes e cicatrizantes.

Para fazer este tratamento natural para micose de unha basta ir a uma farmácia de manipulação e pedir para preparar um creme ou loção com o óleo de copaíba e aplicar sobre a unha afetada pelo menos 3 vezes ao dia.

Outra opção de tratamento para micose de unha é a água oxigenada, uma vez que tem propriedades antissépticas. Para fazer este tratamento, basta mergulhar os pés em uma bacia com água oxigenada a 3% e água, nas mesmas proporções, durante 30 minutos por dia. Contudo, este tratamento caseiro pode demorar meses até obter resultados.

Tratamento para micose de unha na gravidez

O tratamento para micose de unha na gravidez pode ser feito com o óleo de malaleuca puro, pois a malaleuca é uma planta medicinal com propriedades antifúngicas que pode ser utilizada na gestação.

Para fazer o tratamento para micose de unha na gravidez, a gestante deve ir a uma farmácia de manipulação e pedir para preparar uma loção ou creme com o óleo de malaleuca puro e aplicar sobre a unha afetada cerca de 2 a 3 vezes por dia.

O tratamento para micose de unha na gestação com remédios e esmaltes deve ser evitado e tanto o obstetra que acompanha a gravidez como o dermatologista devem ser consultados.

Dicas para o tratamento da micose de unha

Algumas dicas para o tratamento da micose de unha que o indivíduo deve seguir são:

  • Não roer as unhas;
  • Lavar e secar bem as unhas após o banho;
  • Usar sapatos abertos de preferência e que não sejam apertados;
  • Usar meias de algodão;
  • Não partilhar lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicure;
  • Desinfetar com álcool os objetos de manicure ou pedicure antes de os utilizar;
  • Levar o próprio material de unhas como alicate, lixas, esmalte ou palito quando for à manicure ou pedicure em salão de beleza.

Se o indivíduo com micose de unha tiver uma profissão em que tenha que utilizar as mãos como esteticista, massoterapeuta ou manicure, por exemplo, ele deverá ter o cuidado de usar luvas estéreis para não contaminar o cliente.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da micose de unha dependem do tipo de tratamento escolhido, por isso uma visita regular ao dermatologista é fundamental para verificar os sinais de melhora que incluem o desaparecimento da cor amarelada ou branca da unha e o crescimento saudável da unha.

Sinais de piora

Os sinais de piora da micose de unha surgem quando o tratamento não é feito ou é realizado de forma incorreta e incluem a deformidade da unha e infecção de outras unhas.

Complicações

A micose de unha quando não é tratada pode originar complicações como a paroníquia que é uma infecção bacteriana da região ao redor da unha. Nos diabéticos ou em indivíduos com o sistema imune comprometido, o risco de infecção é maior.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 09/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.