Meningite viral é contagiosa

publicidade

A meningite viral é contagiosa, podendo ser transmitida de um indivíduo para o outro das seguintes formas:

  • Partilhar copos, pratos e talheres;
  • Tosse;
  • Espirro;
  • Partículas de saliva soltas no ar;
  • Partilha de alimentos ou bebidas;
  • Contatos íntimos (beijo);
  • Contato com as fezes do indivíduo contaminado.

A meningite é uma doença de fácil transmissão e, para evitar o contágio, deve-se manter alguma distância do indivíduo contaminado, não partilhar alimentos, bebidas e evitar o contato físico direto, sendo que o isolamento do paciente com meningite viral não é necessário, embora seja importante evitar locais fechados e aumentar a frequência de lavagem de mãos evitando contatos diretos com secreções do paciente.

Transmissão da meningite viral

A transmissão da meningite viral acontece através das vias respiratórias, contato oral-fecal e oral-oral. Portanto, éevitar todos estes tipos de contato é fundamental para garantir a sua integridade física.

Sinais e sintomas da meningite viral

O indivíduo pode suspeitar estar contaminado com a meningite viral caso tenha tido contato com um indivíduo infectado com a doença, e caso apresente sintomas como fortes dores de cabeça, febre e vômito. Neste caso, ele deve dirigir-se ao hospital para realizar o exame físico e, se necessário o exame do liquor para diagnosticar a doença.

Se ele for diagnosticado com a meningite viral, deve-se iniciar o uso de medicamentos de suporte como os para diminuir as dores, febre e enjoo. Não é necessário tomar antibióticos e raramente será preciso ficar internado.

Referência Bibliográfica

CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA “PROF. ALEXANDRE VRANJAC”. O que você precisa saber sobre meningite. Acesso em Dez. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade