Toxoplasmose

publicidade

A toxoplasmose, conhecida popularmente como a doença do gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. A doença é transmitida por animais como gatos e aves, e muito raramente de pessoa para pessoa, isto só seria possível através das transfusões sanguíneas ou transplantes de órgãos, mas atualmente isto já não acontece porque estes tecidos passam por uma série de análises antes de serem utilizados.

Toxoplasmose tem cura?

No adulto, a toxoplasmose tem cura e ela pode ser alcançada através do uso dos antibióticos recomendados pelo médico, mas se o feto for contaminado com a toxoplasmose e sofrer com a toxoplasmose congênita, existe o risco do bebê nascer com alguma deficiência e estas nem sempre têm cura.

Sintomas da Toxoplasmose

Os sintoma da toxoplasmose não são percebidos nos adultos, mas os bebês que foram contaminados durante a gravidez a doença pode gerar sintomas graves como retardo mental; diminuição do ritmo de crescimento; inflamação ocular; convulsões  e problemas de pele.

Tratamento para Toxoplasmose

O tratamento para a toxoplasmose pode ser feito com a toma de antibióticos por aproximadamente 3 semanas, mas existem casos esporádicos que levam até 60 dias de tratamento, no entanto ele só é indicado em caso de gravidez, indivíduos imunocomprometidos ou em caso de toxoplasmose congênita.

Toxoplasmose ocular

A toxoplasmose ocular refere-se à contaminação com o toxoplasma que chega ao olho e afeta a retina causando uma inflamação, que pode ocorrer meses ou anos depois da contaminação. Esta inflamação é potencialmente grave e pode causar a cegueira se não for tratada a tempo.

Toxoplasmose na gravidez

A toxoplasmose na gravidez é potencialmente grave e existe o risco do bebê sofrer com algumas malformações, mas em alguns casos, a doença pode até levar à morte do feto e isto a causar um aborto espontâneo. Para evitá-la deve-se evitar o consumo de carne mal passada, só beber água filtrada ou fervida e lavar muito bem todos os alimentos que se comem cru como frutas e verduras.

Quando uma mulher grávida é infectada, a infecção pode ser transmitida ao feto através da placenta. As consequências podem ser aborto, o recém-nascido pode nascer morto ou com toxoplasmose congênita podendo apresentar sintomas graves e rapidamente fatais, que incluem inflamação dos olhos que evolui para a cegueira, icterícia intensa, equimoses fáceis, convulsões, uma cabeça muito grande ou muito pequena ou um retardo mental grave.

Transmissão da toxoplasmose

A transmissão da toxoplasmose pode ocorrer através do:

  • Consumo de carne crua ou mal cozida,
  • Ingestão de água que contenha o protozoário,
  • Consumo de alimentos crus contaminados pelo protozoário.

A prevenção da toxoplasmose pode ser feita através da higienização de todos os alimentos com água e água sanitária, consumo de água potável e carne bem passada.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 04/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.