Megacólon

publicidade

O megacólon congênito ou doença de Hirschsprung é uma doença genética onde uma porção do intestino grosso não possui terminações nervosas que controla as contrações e os movimentos do intestino. Como consequência da ausência da rede nervosa que deveria empurrar o alimento para forma do intestino, as fezes voltam para dentro do corpo ao invés de ir na direção do anus.

Os sintomas são prisão de ventre crônica e às vezes vômito do bolo fecal. É uma doença potencialmente fatal, devido às suas complicações.

O  tratamento para o megacólon congênito se reduz à intervenções cirúrgicas. A primeira para colocação de uma colostomia, que é uma abertura na parede abdominal, por onde deverão sair as fezes, e quando a criança for maior, uma nova cirurgia conecta a porção do intestino normal ao ânus.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 24/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.