Absorção de nutrientes

publicidade

A absorção de nutrientes presentes nos alimentos acontece ao longo do tubo gastrointestinal em porções especializadas na digestão e absorção dos diferentes nutrientes.

O sistema digestório é responsável por quebrar os alimentos em partes menores para que possa ocorrer absorção de nutrientes, que formam os alimentos, pelo organismo. Este processo se inicia na boca onde existem enzimas na saliva e termina no ânus, sendo que os principais locais de absorção de nutrientes são o estômago e intestinos.

Os dentes, a língua, a saliva, o fígado e o pâncreas são outros órgãos do sistema digestório que participam da digestão dos alimentos para que possa ocorrer a absorção das vitaminas e minerais.

Absorção de nutrientes no intestino

A absorção de nutrientes no intestino é a que ocorre em maior quantidade, pois é no intestino delgado que são absorvidos a maioria dos nutrientes, como: ferro, cálcio, vitamina A, gordura, açucares, aminoácidos, vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, potássio, fósforo, sódio, cloro e potássio.

O estômago absorve o álcool, alguns sais minerais, assim como água e o intestino grosso absorve água, gorduras e açúcares.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade