Libido

publicidade

​O que é:

Libido é o nome que se dá ao desejo sexual, que faz parte do instinto do ser humano mas que pode ser influenciado por questões físicas ou emocionais, e por isso ele pode estar aumentado ou diminuído em algumas pessoas, em determinadas fases da vida.

Os hormônios que controlam a libido são a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres, e por isso em determinados períodos do mês é normal que a mulher tenha maior ou menor interesse sexual. Normalmente as mulheres tem a libido mais aumentada durante o seu período fértil.

O que pode diminuir a libido

Alguns motivos que podem diminuir a libido são fatores orgânicos como diminuição dos hormônios que controlam o desejo sexual. Algumas causas comuns de falta de libido são:

  • Uso da pílula anticoncepcional;
  • Traumas emocionais;
  • Doenças como anemia, hipotireoidismo;
  • Estresse, ansiedade ou depressão;
  • Impotência sexual;
  • Menopausa;
  • Uso de medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos. Mais exemplos em: ​Remédios que podem diminuir a libido.

Uma outra causa comum de diminuição da libido, especialmente nas mulheres é não estar contente com o seu parceiro.

Como aumentar a libido

Para aumentar a libido é necessário descobrir porque ela está diminuída e então combater a sua causa. Algumas dicas que podem ser úteis para aumentar a libido são melhorar a alimentação consumindo mais alimentos que melhoram a circulação sanguínea como atum e sementes de chia, dessa forma o sangue passa com mais facilidade dentro dos vasos sanguíneos, facilitando a excitação. Combater a ansiedade e o estresse também ajudam a aumentar a libido, assim como melhorar a auto estima.

Como alguns medicamentos podem diminuir a libido, devido a um efeito colateral, nesse caso a melhor forma de aumentar a libido é substituir o medicamento por outro que não tenha este efeito.

Quando o indivíduo passou por algum trauma emocional que afetou a sua libido, a melhor solução é buscar o tratamento com um psicanalista para que todas as causas emocionais sejam solucionadas e o desejo sexual possa aflorar.

Veja soluções naturais para aumentar a libido:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade