Reposição Hormonal

publicidade

A terapia de reposição hormonal é o uso de hormônios para substituir o estrogênio e a progesterona que os ovários deixam de produzir quando a mulher entra no climatério e na menopausa por volta dos 50 anos de idade. É uma alternativa para minimizar os sintomas do climatério e os efeitos da menopausa.

A reposição hormonal pode ser feita na forma de comprimidos ou os hormônios podem ser absorvidos pela pele com a aplicação de um adesivo. A duração deste tipo de tratamento é diferente de mulher para mulher, mas pode variar entre 2 e 5 aos.

Reposição hormonal natural

A reposição hormonal natural pode ser feita com o consumo de:

  • soja, linhaça, inhame e amora.

Outra forma de reposição natural é tomar um suplemento alimentar de Isoflavona de soja ou Lecitina da soja que se compra em lojas de produtos naturais como o Mundo verde, por exemplo, mas sempre sob orientação médica.

Reposição hormonal engorda?

A reposição hormonal não engorda pois são utilizados hormônios sintéticos semelhantes aos que o corpo da mulher sempre produziu, contudo, todos tendem a engordar à medida que envelhece e durante esta fase, é normal que haja um aumento de depósito de gordura na região abdominal, mas ela não se deve à toma destes medicamentos.

Contra indicações da reposição hormonal

As contra indicações da reposição hormonal incluem:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de endométrio;
  • Porfiria;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Ter tido um infarto ou AVC - acidente vascular cerebral;
  • Trombose venosa profunda;
  • Distúrbios da coagulação sanguínea;
  • Sangramento genital de causa desconhecida.

Para mulheres com útero aconselha-se estrogênio e progesterona, pois o uso isolado de estrogênio pode aumentar o risco de câncer de endométrio. O tempo de total de tratamento não deve exceder 5 anos pois também está relacionado ao aumento do risco de câncer de mama e de doenças cardiovasculares.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 02/09/2014 Última atualização da página: 13/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.