Jurubeba

publicidade

A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo e pode chegar a 3 metros de altura, possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou brancas. 

A jurubeba pode ser usada na culinária e como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado ou digestivas. Seu nome cientifico é Solanum paniculatum.

A jurubeba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais e alguns mercados.

Para que serve a Jurubeba

A jurubeba serve para auxiliar o tratamento de doenças como: hepatite, contusões, gastrite, úlcera, anemia, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, engorgitamento do fígado e do baço, estômago, erisipela, auxiliar no emagrecimento, feridas, gripe, hepatite, icterícia, malária, náusea, tumores abdominais e uterinos.

Propriedades da Jurubeba

A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular. Suas raízes e frutos são ricos em propriedades diurética, estimulante, laxante e tônica que é eficaz contra diabetes além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço.

Modo de uso da Jurubeba

A Jurubeba poderá ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes ou frutos, ou em pó.

  • Chá para uso interno: Infusão de 2 colheres de sopa de folhas, frutos ou flores em 1 litro de água. Tomar 3 xícaras de chá morno, sem açúcar por dia. 
  • Chá para gargarejos e cicatrização de feridas e acne: Coloque 1 colher de sopa de folhas cortadas em pedaços bem pequenos em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos e coe. Aplicar no local ou usar morno para gargarejos.

Efeitos colaterais da Jurubeba

Os efeitos colaterais da Jurubeba poderão ocorrer com a ingestão prolongada do medicamento. Devido a alta concentração de alcaloides e esteroides poderá causar em alguns casos diarreias, aumento das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas e vômitos.

Contraindicações da Jurubeba

Deve ser evitada durante a gestação, amamentação e não se deve utilizar por tempo prolongado pois pode causar intoxicação.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 31/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.