Gonartrose

publicidade

A gonartrose é um tipo de artrose no joelho que geralmente é causada por algum trauma direto, como um tombo em que o indivíduo apoia-se com os joelhos no chão, por exemplo.

A gonartrose bilateral é aquela que afeta dos dois joelhos.

Sintomas da gonartrose

Os sintomas da gonartrose incluem:

  • Dor nos joelhos;
  • Deformidade nos joelhos;
  • Inchaço nos joelhos.

As causas da gonartrose podem ser:

  • Traumatismo direto no joelho;
  • Infecção no joelho;
  • Lesão nos ligamentos do joelho;
  • Cirurgia no joelho.

O diagnóstico da gonartrose pode ser feito pelo ortopedista com base nas queixas de dor que o indivíduo apresenta e pode ser confirmado por exames como raio-x, ressonância magnética e ultrassonografia do joelho.

Tratamento para gonartrose

O tratamento para gonartrose pode ser feito com a toma de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios e com sessões diárias de fisioterapia, que deve ser iniciada o quanto antes. O tempo de tratamento varia muito de um indivíduo para o outro mas nunca será inferior a 2 meses.

Gonartrose tem cura?

A gonartrose nem sempre tem cura, pois depende do tamanho do comprometimento do joelho. No entanto, é possível diminuir a dor, aumentar a amplitude dos movimentos, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente com o devido tratamento.

Fisioterapia para gonartrose

A fisioterapia para gonartrose pode ser feita com o uso de aparelhos como tens, ultrassom e infravermelho. Além de bolsas de água morna ou fria, e exercícios indicados pelo fisioterapeuta.

O tratamento fisioterapêutico da gonartrose deve ser feito de forma individualizada porque nem sempre o que é indicado para um paciente, serve para o outro.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 10/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.