Glândula de Skene

publicidade

A glândula de Skene localiza-se entre a uretra e a entrada da vagina, como mostra a imagem, sendo responsável por promover a ejaculação feminina durante o contato íntimo.

Foto da glândula de Skene

Função da glândula de Skene

A função da glândula de Skene é produzir e expelir um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra durante o contato íntimo quando as glândulas são estimuladas, dando origem à ejaculação feminina.

O líquido ejaculado não tem relação com a lubrificação vaginal, porque a lubrificação ocorre antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto que a ejaculação acontece no clímax da relação sexual e o líquido é liberado através do canal da uretra.

Inflamação da glândula de Skene

A inflamação da glândula de Skene pode ocorrer devido a uma obstrução dos canais da glândula, que faz com que o líquido em vez de ser liberado fique acumulado na glândula, dando origem ao cisto da glândula de Skene. O cisto normalmente não apresenta sintomas, contudo a região pode ficar inflamada, inchada, avermelhada e dolorida.

Além da inflamação, o cisto pode infeccionar, dando origem a um abcesso, que é uma infecção com pus. Neste caso e quando o cisto é grande, a mulher pode ter febre, dor durante o contato íntimo, ao sentar, ao caminhar e urinar, sensação de uma bola na vagina e saída de pus, podendo desenvolver também retenção urinária ou uma infecção urinária.

Tratamento da inflamação da glândula de Skene

O tratamento da inflamação da glândula de Skene pode ser feito com:

  • Remédios analgésicos, anti-inflamatórios e, em caso de infecção, antibióticos;
  • Banhos de assento com água a 35º para drenar o pus, 3-4 vezes por dia;
  • Drenagem por meio de um corte cirúrgico para drenar o pus;
  • Marsupialização que é uma técnica cirúrgica em que o cisto é aberto e as suas bordas são unidas à pele;
  • Cirurgia para remover o cisto ou a glândula de Skene.

O cisto da glândula de Skene só é retirado se a mulher apresentar sintomas que estejam a dificultar a sua vida pessoal, assim como a relação com o parceiro.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 27/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.