Glândula de Skene

As glândulas de Skene estão localizadas no lado da uretra da mulher, perto da entrada da vagina, como mostra a imagem, sendo responsável por libertar um líquido que representa a ejaculação feminina durante o contato íntimo.

Normalmente, as glândulas de Skene, estão mais desenvolvidas em algumas mulheres e, por isso, pode ser mais difícil estimular a glândula nas mulheres que as têm menos desenvolvidas.

Em alguns casos, quando a glândula de Skene fica obstruída, pode surgir acúmulo de líquido no seu interior, causando inflamação e provocando o surgimento de um cisto que pode ser tratado com remédios anti-inflamatórios ou cirurgia, por exemplo.

Fotos da glândula de Skene

Inflamação da glândula de Skene

A inflamação da glândula de Skene pode ocorrer devido a uma obstrução dos canais da glândula, que faz com que o líquido em vez de ser liberado fique acumulado na glândula, dando origem ao cisto da glândula de Skene. O cisto normalmente não apresenta sintomas, contudo a região pode ficar inflamada, inchada, avermelhada e dolorida.

Além da inflamação, o cisto pode infeccionar, dando origem a um abcesso, que é uma infecção com pus. Neste caso, e quando o cisto é grande, a mulher pode ter febre, dor durante o contato íntimo, ao sentar, ao caminhar e urinar, sensação de uma bola na vagina e saída de pus, podendo desenvolver também retenção urinária ou uma infecção urinária.

Tratamento para cisto na glândula de Skene

O tratamento para cisto na glândula de Skene deve ser orientado por um ginecologista, mas, geralmente, é iniciado com remédios analgésico e anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar a dor e reduzir o inchaço.

Além disso, caso o cisto esteja infectado, pode ser necessário ingerir antibióticos, como Amoxicilina ou drenar o cisto através de um pequeno corte cirúrgico para drenar o pus.

Nos casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas do cisto apenas com medicação, o ginecologista pode recomendar a cirurgia para retirar a glândula de Skene.

Função da glândula de Skene

A função da glândula de Skene consiste em produzir e expelir um líquido incolor ou esbranquiçado e viscoso pela uretra durante o contato íntimo quando as glândulas são estimuladas, dando origem à ejaculação feminina.

O líquido ejaculado não tem relação com a lubrificação vaginal, porque a lubrificação ocorre antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto que a ejaculação acontece no clímax do contato íntimo e o líquido é liberado através do canal da uretra.

Se gostou desta informação, leia também:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.