O que fazer em caso de furúnculo frequente

PUBLICIDADE

O aparecimento recorrente de furúnculos, chama-se furunculose e o que se deve fazer em caso de furúnculo frequente é ir ao médico para iniciar o tratamento adequado que pode ser feito com o uso de antibióticos em forma de pomada ou de comprimidos.

Os furúnculos são causados por uma infeção pelo Staphylocococus aureus e são mais frequentes nos seios, nas nádegas, face ou pescoço mas por vezes podem surgir vários espalhados pelo corpo.

PUBLICIDADE

A furunculose de repetição pode ser tratada com antibiótico prescrito pelo dermatologista durante cerca de 7 a 10 dias, aplicação de compressas quentes nos furúnculos para retirar o pus e aplicação da pomada Mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia, durante o tratamento.

Fotos de furunculose

O que fazer em caso de furúnculo frequente
O que fazer em caso de furúnculo frequente

Tratamento para furúnculos frequentes

O tratamento para furunculose deve ser orientado e prescrito pelo dermatologista e pode ser feito com:

  • Antibiótico, como a Cefaxelina, por exemplo, durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção;
  • Compressas quentes para aliviar o desconforto e ajudar a retirar o pus dos furúnculos;
  • Pomada Mupirocina, conhecida comercialmente como Bactroban, 3 vezes por dia durante cerca de 7 a 10 dias para tratar a infeção e para que a bactéria não volte a provocar o aparecimento dos furúnculos.

Além disto, é importante tomar, diariamente, um banho com água e sabão ou com solução degermante de Clorexidina, sob indicação médica. Quando, mesmo com o tratamento, o pus dos furúnculos não sair, é necessário intervenção médica para retirar o conteúdo purulento e acabar com a infecção.

O que pode causar furúnculos frequentes

As causas de furunculose estão relacionadas com o uso de remédios que diminuem o sistema imune, como corticoides, por exemplo, ou de doenças que também afetam o sistema imune, como AIDS ou câncer. Além disso, o uso de drogas, a falta de higiene, a sudorese excessiva, a alergia na pele, a obesidade e alguns problemas no sangue também podem aumentar o risco de aparecimento de furunculose.

Veja como eliminar o furúnculo:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE