Função da vitamina D

publicidade

A principal função da vitamina D  no organismo é a absorção de cálcio pelo organismo, que é determinante para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes.  Ela é uma vitamina que atua no sistema imunológico protegendo órgãos como coração e o cérebro.

A vitamina D  é importante para regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Os pediatras recomendam a suplementação da vitamina D aos bebê e às crianças. Mas é necessário acompanhamento médico para saber como tomar vitamina D, porque o excesso dessa vitamina no organismo é tóxico.

vitamina D é metabolizada pelo próprio organismo quando este é exposto à luz do sol, mas é precisso ingerir  alimentos como frutos do mar, gema de ovo, leite e iorgurtes, para que o corpo consiga transformar a vitamina dos alimentos em vitamina D para a regulação da função do cácio.

Embora o excesso dessa vitamina seja tóxico para o organismo a sua caerência pode promover o desenvolvimento de doenças como raquitismo e outros problemas relacionados a estrutura óssea.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 01/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.