Fibroadenoma da mama

publicidade

O fibroadenoma da mama é um tumor benigno que surge frequentemente em mulheres com menos de 30 anos como um nódulo duro que não causa dor ou incômodo, semelhante a uma bolinha de gude.

Geralmente, o fibroadenoma da mama tem até 3 cm e é facilmente identificado durante a menstruação ou a gravidez devido ao aumento da produção de hormônios que aumentam o seu tamanho.

O fibroadenoma da mama raramente vira câncer e, na maioria dos casos, não necessita de tratamento específico, desaparecendo após a menopausa. Mais detalhes em: Fibroadenoma pode virar câncer?

Tratamento para fibroadenoma da mama

O tratamento para fibroadenoma da mama deve ser orientado por um mastologista, mas normalmente é feito apenas com mamografias e ultrassonografias anuais para vigiar o desenvolvimento do nódulo.

Porém, caso o médico suspeite que o nódulo seja câncer em vez de fibroadenoma, pode recomendar cirurgia para retirar o fibroadenoma e fazer uma biópsia que confirme o diagnóstico.

Após a cirurgia para fibroadenoma da mama, o nódulo pode voltar a surgir e, por isso, a cirurgia só deve ser utilizada em casos de suspeita de câncer da mama, uma vez que não é uma cura para o fibroadenoma da mama.

Sintomas do fibroadenoma da mama

O principal sintoma do fibroadenoma da mama é o surgimento de um nódulo que:

  • Tem forma redonda;
  • É duro ou com consistência de borracha;
  • Não provoca dor ou incômodo.

Quando a mulher sente um nódulo durante o autoexame da mama deve consultar um mastologista ou o ginecologista para fazer uma mamografia e despistar o câncer de mama. Saiba mais em: Sintomas do fibroadenoma da mama.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade