Exame do cortisol

publicidade

O exame de cortisol é pedido para verificar se existem problemas com as glândulas supra-renais ou com a hipófise, sendo útil para diagnosticar doenças como Síndrome de Cushing, no caso de cortisol alto ou Doença de Addison, no caso de cortisol baixo, por exemplo.

Exitem 3 tipos de exames do cortisol diferentes, que incluem:

  • Exame do cortisol salivar: avalia a quantidade de cortisol na saliva, ajudando a diagnosticar estresse crônico ou diabetes;
  • Exame do cortisol urinário: avalia a quantidade de cortisol livre na urina, devendo ser colhida uma amostra de urina durante 24 horas;
  • Exame do cortisol plasmático: avalia a quantidade de cortisol proteico e de cortisol livre no sangue, ajudando a diagnosticar a Síndrome de Cushing, por exemplo.

O exame do cortisol basal, ou exame do cortisol 8 horas, deve ser feito de manhã, quando existe suspeita de diminuição de cortisol. Já o exame do cortisol 16 horas deve ser feito durante a tarde, quando existe suspeita de excesso de cortisol no organismo.

Valores de referência do exame do cortisol

Os valores de referência do exame do cortisol no sangue são de 5 a 23 mcg/dL de manhã ou 3 a 16 mcg/dL no final do dia.

Já o valor de referência do exame de cortisol na urina deve estar entre os 10 a 100 mcg em 24 horas, enquanto os valores de referência do exame do cortisol na saliva são de 100 a 750 ng/dL de manhã ou superior a 401 ng/dL ao final do dia.

Alterações nos valores de cortisol no sangue podem indicar problemas de saúde, como tumor na hipófise ou doença de Addison, por exemplo.

Como se preparar para o exame do cortisol

No preparo para o exame do cortisol o paciente deve:

  • Fazer jejum de 4 horas;
  • Evitar fazer exercício físico no dia anterior ao exame;
  • Repousar os 30 minutos que antecedem o exame.

Além disso, o paciente deve informar o médico sobre os remédios que está tomando, especialmente no caso de corticoides, pois podem provocar alterações nos resultados.

Alterações nos resultados do cortisol

Os resultados do exame do cortisol podem encontrar-se alterados devido ao calor, frio, infecções, excesso de exercício, obesidade, gravidez ou estresse, não sendo indicação de uma doença e, por isso, pode ser necessário repetir o exame se o resultado indicar cortisol alto ou baixo.

Veja outras causas para cortisol alto em: Cortisol.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 29/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.