Exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.)

publicidade

O exame de M.A.P.A, também conhecido como monitorização ambulatorial da pressão arterial é feito para avaliar as alterações da pressão arterial de um paciente hipertenso ao longo de 24 horas.

Geralmente, o exame é feito para avaliar o efeitos dos remédios para pressão alta, assim como para avaliar que fatores podem provocar aumento da pressão arterial ao longo do dia, ajudando a adequar o tratamento.

Preço do exame de M.A.P.A

O preço do exame de M.A.P.A é de cerca de 200 reais, podendo variar de acordo com o plano de saúde do paciente.

Como é feito o exame de M.A.P.A

Para fazer o exame de M.A.P.A o clínico geral irá colocar um braçadeira no braço do paciente ligada a um aparelho eletrônico, que pode ser transportado no cinto ou no bolso. Depois o paciente deve levar um dia normal, sem cuidados especiais, tendo apenas atenção para se sentar ou ficar quieto quando o aparelho apitar, uma vez que irá medir a pressão nesse momento.

Após 24 horas, o paciente deve voltar ao consultório para retirar a braçadeira e o médico irá fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado para o paciente.

Cuidados durante o exame de M.A.P.A

O paciente deve fazer as suas atividades diárias normais durante o exame de M.A.P.A, no entanto, alguns cuidados importantes são:

  • Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;
  • Evitar fazer exercício físico;
  • Não tomar banho.

Além disso, também é importante que, caso o paciente tome algum remédio, anote num caderno o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu para depois mostrar ao médico.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 02/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.