Como medir a pressão

publicidade

A pressão arterial deve ser medida pelo menos uma vez por semana em hipertensos e uma vez por ano em indivíduos saudáveis, pois a pressão alta nem sempre gera sintomas.

A pressão pode ser medida manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio ou através de aparelhos digitais próprios para medir a pressão, que podem ser usados no braço ou no pulso. No entanto, ela não pode ser medida com os dedos ou relógio de pulso, pois eles só ajudam a medir a frequência cardíaca, que é o número de batimentos do coração.

A pressão arterial deve ser medida, de preferência:

  • No braço esquerdo;
  • No período da manhã;
  • Em jejum, inclusive antes de tomar qualquer remédio;
  • Depois de urinar;
  • Sentado e depois de descansar 5 minutos.

Outra recomendação importante para medir corretamente a pressão arterial é não tomar café, bebidas alcoólicas ou fumar 30 minutos antes, assim como, manter a respiração normal, não cruzar as pernas e evitar falar durante a medição.

Porém, a pressão arterial deve ser medida quando o indivíduo sentir tonturas, dor de cabeça ou visão embaçada, por exemplo, mesmo que não seja nas condições ideias citadas acima.

A pressão arterial ideal é 120 x 80 mmHg. Saiba o que fazer se a pressão estiver fora do normal em: Pressão alta, o que fazer? e Pressão baixa, o que fazer?.

Como medir a pressão arterial com aparelho digital

Para medir a pressão arterial com aparelho digital, deve-se colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço, como mostra a imagem 1. Depois com o cotovelo apoiado na mesa e a palma da mão virada para cima, ligar o aparelho e esperar até que ele faça a leitura da pressão arterial.

Existem aparelhos digitais com uma bomba, por isso, nestes casos, para encher a braçadeira, deve-se apertar a bomba até os 180 mmHg, esperando depois que o aparelho faça a leitura da pressão arterial.

Se o braço do indivíduo for muito grosso ou muito fino, poderá ser necessário utilizar uma braçadeira maior ou menor.

Como medir a pressão arterial com esfigmomanômetro

Para medir a pressão arterial manualmente com esfigmomanômetro e estetoscópio deve-se:

  1. Procurar sentir o pulso na dobra do braço esquerdo, colocando a cabeça do estetoscópio nesse local;
  2. Colocar a braçadeira do aparelho 2 a 3 cm acima da dobra do mesmo braço, apertando-a, de forma que o fio da braçadeira fique por cima do braço;
  3. Fechar a válvula da bomba e com o estetoscópio nos ouvidos, encher a braçadeira até aos 180 mmHg ou até deixar de ouvir sons no estetoscópio;
  4. Abrir a válvula lentamente, ao mesmo tempo que se olha para o manômetro. No momento em que se ouve o primeiro som, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o primeiro valor da pressão arterial;
  5. Continuar a esvaziar a braçadeira até se deixar de ouvir som. No momento em que se deixa de ouvir sons, deve-se registar a pressão indicada no manômetro, pois é o segundo valor da pressão arterial.
  6. Juntar o primeiro valor com o segundo para obter a pressão arterial do indivíduo. Por exemplo, quando o primeiro valor é 130 mmHg e o segundo é 70 mmHg, a pressão arterial é de 13 x 7.

Medir a pressão arterial com esfigmomanômetro é complicado e, por isso, esta medição deve ser feita por um enfermeiro ou médico.

Como medir a pressão arterial pelo pulso

Para medir a pressão arterial sozinho pelo pulso deve-se colocar o aparelho no pulso esquerdo com o monitor virado para dentro, como mostra a imagem 3, apoiando o cotovelo na mesa, com a palma da mão voltada para cima e esperando que o aparelho faça a leitura da pressão arterial.

Onde se deve medir a pressão?

A pressão arterial pode ser medida em casa, em farmácias ou no pronto-socorro, sendo que, em casa, deve-se optar por medir a pressão arterial com um aparelho digital em vez do esfigmomanômetro, por ser mais fácil e rápido.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 29/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.