Eucalipto

publicidade

O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido às suas propriedades medicinais.

O nome científico do eucalipto é Eucalyptus globulus Labill e pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

Para que serve o eucalipto

O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.

Propriedades do eucalipto

As propriedades do eucalipto incluem ação antisséptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.

Modo de uso do eucalipto

A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.

  • Chá: Adicionar 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar.
  • Inalação: Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.
  • Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.

Efeitos colaterais do eucalipto

Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Contraindicações do eucalipto

O eucalipto está contraindicado em caso de alergia ao eucalipto ou durante a gravidez.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 14/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.