Escoliose

publicidade

A hiperescoliose, vulgarmente chamada de escoliose, é uma curvatura anormal na coluna vertebral fazendo com que o indivíduo fique com uma aprência corcunda. A gravidade da doença depende do grau da curvatura, e de quando começaram os sintomas. Quanto mais grave a curvatura, maior a probabilidade de piora do quadro.

Sintomas da escoliose

Embora, uma escoliose discreta pode não causar sintomas, o indivíduo com esta doença na coluna pode sentir fadiga nas costas após permanecer muito tempo sentada ou em pé. A fadiga pode ser seguida por dor muscular nas costas e, finalmente, por uma dor mais intensa.

Como identificar a escoliose

Para identificar a escoliose o médico deverá solicitar uma radiografia de tórax e de quadril, de frente e de perfil além de observar os sintomas clínicos da doença.

Como tratar a escoliose

O ortopedista é o profissional indicado para tratar o problema e quanto mais cedo se detectar a localiazação da curvatura mais fácil será tratar. Algumas vezes, é necessária a realização de uma cirurgia, na qual as vértebras são fundidas. Uma haste metálica pode ser inserida durante a cirurgia para manter a espinha reta até ocorrer a fusão das vértebras.

Nos casos menos graves a fisioterapia, RPG e Pilates podem trazer grandes benefícios diminuindo o grau de comprometimento das vértebras e a dor.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 10/10/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.