O que comer para aliviar os Efeitos da Radioterapia

PUBLICIDADE

Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.

Além destes também podem surgir anemia, aftas, gengivas e língua vermelhas e irritadas, alterações no gosto dos alimentos, falta de apetite, mal-estar geral com sensação de peso nas pernas, juntas doloridas, e desidratação. No entanto, doses baixas de radioterapia pode até mesmo nem causar efeitos colaterais.

PUBLICIDADE

Saiba como aliviar os efeitos colaterais mais comuns.

Como aliviar a coceira e irritação na pele

Você pode lavar a região com água fria, porque a água morna ou quente tende a piorar a coceira e a irritação da pele. Tomar o chá de tanchagem pode ser útil para aliviar esse desconforto, mas o médico também pode prescrever alguma pomada para passar na pele afetada, trazendo alívio dos sintomas.

Como combater a Perda do apetite

Para melhorar o apetite e poder se alimentar bem deve-se comer sempre que tiver fome, optando por alimentos saudáveis e nutritivos como iogurte líquido, vitamina de frutas ou pão com queijo, por exemplo.

O que comer para aliviar os Efeitos da Radioterapia

Pingar gotinhas de limão na língua antes de começar a comer ou mastigar pedacinhos de gelo são estratégias caseiras que ajudam a abir o apetite. Outras dicas úteis são usar ervas aromáticas nas refeições e variar o cardápio para não enjoar da comida. Veja como plantar e usar ervas aromáticas clicando aqui.

Como combater a Dor na boca ou na garganta

Deve-se optar por mantera boca sempre bem hidratada, por isso é recomendado beber cerca de 2 litros de água ou de chá, por dia e preferir alimentos moles como banana, melancia, purê de legumes, macarrão, mingau e ovos.

Deve-se evitar os cítricos como abacaxi, laranja e alimentos muito salgados, torradas e biscoitos que podem ferir a boca. Chupar balas pode ser útil para evitar a boca seca.

Como combater as Náuseas e Vômitos

Além de evitar alimentos gordurosos e fritos, é importante evitar os que tem aromas muito intensos, dando preferência aos alimentos secos como torradas, pão, biscoito e alimentos gelados, como fruta deixada na geladeira, gelatina, mingau frio, leite e iogurte frio, frango assado ou cozido.

Além disso, deve-se comer pequenas quantidades de cada vez, usar roupas largas e evitar locais abafados.

Como combater a Diarreia

Beber bastante líquidos durante o dia e após cada episódio de diarreia, deve-se evitar alimentos fritos, gorduras, brócolis, feijão, ervilha e couve-flor, além de pimenta e curry. Deve-se optar por alimentos pobres em fibras como pão branco, ovos, queijo, banana madura, frango, peixe ou carne de vaca magra.

Tomar água de côco pode ser uma boa estratégia para repor os líquidos e sais minerais, mas o soro caseiro também é uma boa opção. Saiba como preparar o soro caseiro de forma correta no vídeo a seguir:

Como combater a Prisão de ventre

Optar por alimentos ricos em fibras como pão integral, legumes, frutas e cereais integrais em todas as refeições. Tentar fazer algum exercício físico para melhorar o funcionamento intestinal e experimentar comer diariamente pela manhã um copo de iogurte natural batido com 1 fatia de mamão.

Tomar muitos líquidos e adicionar 1 colher de sopa de benfiber, pode ser útil para soltar o intestino, mas os laxantes que se compram na farmácia devem ser evitados e somente usados sob orientação médica.

Como combater a Perda de peso exagerado

Na luta contra o câncer é comum haver perda de peso, mesmo quando a pessoa se alimenta como antes. Assim, é importante aumentar a ingestão de calorias adicionando colheres de leite em pó ao copo de leite, creme de leite na gelatina, colocar mel sobre as frutas e colocar granola no iogurte, por exemplo.

A anemia também é comum e pode ser tratada com o aumento do consumo de alimentos ricos em ferro como feijão preto, beterraba e açaí, por exemplo. Veja mais exemplos destes alimentos clicando aqui.

Como facilitar o crescimento do cabelo

Após a queda, o que se pode fazer para que o cabelo cresça mais rápido deve-se dar preferência aos alimentos ricos em proteínas porque eles são responsáveis pelo crescimento dos fios. Assim, é recomendado o consumo de carne, leite, ovos, atum, castanha, nozes e amêndoas.

Massagear o couro cabeludo várias vezes ao dia, passando um pente finou ou uma escova macia aumeta a circulação sanguínea local, e isso também contribui para que o cabelo cresça mais rápido. Veja mais dicas aqui.

PUBLICIDADE