Dor nos ossos

publicidade

A dor nos ossos é um sintoma comum, que pode ser confundido com uma dor muscular ou dor nas articulações. No entanto, este sintoma, normalmente, não é grave, sendo que a dor nos ossos das pernas, mãos ou cabeça pode ser causado por uma pancada, enquanto a dor nos ossos do quadril ou do braço pode ser sinal de fratura.

O indivíduo que sente dor nos ossos, por mais de 1 semana, deve consultar um médico ortopedista, reumatologista ou clínico geral para diagnosticar a causa e iniciar o tratamento adequado.

O que pode ser dor nos ossos

A dor nos ossos pode ser:

  • Diminuição de circulação sanguínea;
  • Infecção nos ossos;
  • Pancada nos ossos;
  • Leucemia;
  • Osteoporose;
  • Leucemia;
  • Câncer nos ossos ou metástases ósseas;
  • Periosite.

As causas mais graves de dor nos ossos, como cânce ou leucemia, geralmente apresentam outros sintomas, como febre, cansaço, dificuldade para movimentar, ínguas inflamadas, suores noturnos ou manchas na pele.

Tratamento para dor nos ossos

O tratamento para dor nos ossos depende da sua causa, mas normalmente pode ser feito apenas com descanso, alongamentos e a colocação de compressas de gelo sobre a região que está doendo.

No entanto, noutros casos, como infecção ou inflamação pode ser necessário utilizar remédios antibióticos ou anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Biprofenid, para reduzir os sintomas e resolver o problema.

Nos casos mais graves, como fraturas, leucemia ou câncer, o médico pode indicar outros tratamento como cirurgia, para reparação da fratura, ou quimioterapia para combater a leucemia e o câncer.

Dor nos ossos na gravidez

A dor nos ossos na gravidez é um sintoma muito frequente que está relacionado com o efeito do hormônio relaxina sobre as articulações dos ossos da bacia, que se modificam para dar espaço para o bebê se desenvolver e, mais tarde, facilitar o parto.

Na maioria dos casos, a dor nos ossos na gravidez surge por volta do segundo trimestre e pode irradiar para as nádegas e virilhas, sendo mais intensa quando a grávida movimenta as pernas para o lado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.