Doença de Paget

publicidade

Doença de Paget é uma doença crônica que se caracteriza pelo crescimento anormal de determinadas zonas de um osso. Seus sintomas principais são rigidez nas articulações, cansaço, dor profunda nos ossos - com tendência a piorar durante a noite - e deformações ósseas.

Esta doença, geralmente, aparece em homens com mais de 40 anos de idade e o aumento descontrolado pode ocorrer em qualquer osso, embora seja mais frequente no crânio, fêmur, tíbia e coluna vertebral.

Sintomas da doença de paget

Os sintomas variam de acordo com o osso afetado. Alguns deles são:

  • Dor nos ossos e articulações,
  • Fraturas ósseas frequentes,
  • Aumento da cifose da coluna (corcunda),
  • Osteoporose,
  • Deformação nas pernas, deixando-as arqueadas,
  • Surdez causada pelo aumento dos ossos do crânio,
  • A região afetada pode estar quente e inchada,
  • Deformidade nas articulações.

Se ocorrer no crânio por exemplo,  o indivíduo pode apresentar deformações nas sobrancelhas e testa, dores de cabeça, perda de audição, entre outros. Qualquer osso que seja atingido por esta doença tende a ficar mais frágil e com maior risco de fraturas.

Diagnóstico da doença de paget

O diagnóstico é feito através de radiografias e exames laboratoriais que medem no sangue a quantidade de uma enzima produzida nas células ósseas. O tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos, que diminuem a dor. Já a cirurgia é o tratamento mais adequado em casos de compressão dos nervos ou para substituição uma articulação danificada.

Como tratar a doença de paget

O tratamento faz-se com a administração de analgésicos ou anti-inflamatório para aliviar a dor, ou moduladores da atividade óssea nos casos em que a doença está mais ativa. É possível também recorrer a cirurgia ortopédica  para corrigir deformações específicas.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 02/11/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.