Dor no calcanhar

publicidade

A dor no calcanhar não deve ser ignorada pois ela pode gerar um quadro de dor e inflamação que pode persistir por toda vida. Uma causa comum de dor no calcanhar é a fascite plantar que pode ou não estar relacionada ao desenvolvimento de um esporão de calcâneo.

A fascite plantar é uma inflamação do tecido chamado fáscia presente na sola do pé. Este quando inflama causa dor na sola do pé que pode ser localizada num determinado ponto ou afetar aparentemente toda a planta do pé. Ela é mais comum nas mulheres devido a questão hormonal e ao uso inadequado de sapatos como os de salto alto.

A dor no calcanhar ao acordar e a dor no calcanhar após a corrida também podem ser causada pela fascite plantar e é mais comum em pessoas sedentárias que estejam acima do peso ideal, atletas ou indivíduos que iniciam a prática de atividade sem o acompanhamento adequado, que acabam realizando os exercícios de forma incorreta.

Dor no calcanhar, o que fazer?

Em caso de dor no calcanhar, o que se deve fazer é marcar uma consulta com um ortopedista para que ela avalie a situação e peça exames de diagnóstico como raio-x ou ultrassonografia, e seguir todas as suas orientações. Algumas dicas que podem ajudar são:

  • Utilizar palmilhas dentro dos sapatos para proteger a região inflamada;
  • Usar sapatos confortáveis;
  • Evitar ficar muito tempo de pé;
  • Fazer um escalda-pé ao final do dia.

Tratamento para dor no calcanhar

O tratamento para dor no calcanhar deverá ser orientado por um ortopedista e um fisioterapeuta que poderão recomendar que se faça a proteção do calcanhar com o uso de palmilhas ortopédicas, acompanhadas pela toma de anti-inflamatórios que irá agir sobre a região comprometidas, aliviando a dor. O fisioterapeuta poderá trabalhar com a musculatura lesionada para readequar as estruturas e realizar exercícios de alongamento da região posterior do corpo: costas, coxas, pernas e pés, além do uso de equipamentos fisioterápicos.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 28/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.