Dor na sola do pé

publicidade

A dor na sola do pé, pode ser causada por diversas situações, e uma hipótese é a fascite plantar, que geralmente é uma lesão rápida de ser curada. Essa lesão pode ser causada pelo uso de salto alto durante muitas horas seguidas, ou por ter ficado de pé com este tipo de sapato por muito tempo.

Uma outra causa comum de dor na sola do pé é o estiramento dos tendões e dos ligamentos localizados nesta região durante uma corrida. Neste caso, é comum sentir dor na sola do pé durante a corrida, ao acordar ou ao caminhar.

Causas da dor na sola do pé

Outras possíveis causas de dor na sola do pé podem ser:

  • Inflamação da fáscia, um tecido que reveste os tendões na planta do pé;
  • Inflamação dos metatarsos, chamada metatarsalgia;
  • Entorse do pé;
  • Excesso de atividade física ou desportiva;
  • Fraqueza dos músculos da perna;
  • Pé plano ou pé torto;
  • Forma de pisar errada;
  • Alterações da coluna;
  • Ter uma perna mais curta do que a outra.

Já a dor na sola do pé perto do calcanhar pode ser causada por um esporão do calcâneo.

Para identificar e tratar a dor nos pés é aconselhada uma consulta com um ortopedista. 

Tratamento para dor na sola do pé

O tratamento para a dor na sola do pé vai dependera do que originou o sintoma, mas pode ser feito com o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios, uso de palmilhas anatômicas e, por vezes, fisioterapia.

O uso de bolsas de gelo pode ajudar a aliviar os sintomas, mas, se estes persistirem, é importante a consulta médica. Mergulhar o pé numa bacia com água fria e cubos de gelo por, aproximadamente, 5 minutos é uma boa forma de combater a inflamação, diminuindo a dor nos pés.

Tratamento caseiro para dor na sola do pé

Um bom exemplo de tratamento caseiro para a dor na sola do pé é retirar o sapato e fazer um simples alongamento, posicionando a mão de forma que segure os dedos dos pés, trazendo-os em direção à sua barriga. Os dedos devem ser mantidos nesta posição por, aproximadamente, 1 minuto e este movimento deve ser repetido, no mínimo, 3 vezes, para ter o efeito esperado.

Fazer uma massagem nos pés é também uma forma rápida e fácil de acabar com a dor no pé. Para realizá-la, basta passar um pouquinho de creme hidratante nos pés e, com a parte mais fofinha da mão e os polegares, ir pressionado um pouco todo o pé, insistindo mais nas regiões mais doloridas.

Prevenção dor nos pés

Para prevenir a incômoda dor na planta do pé, o ideal é tratar bem dos pés diariamente. Além disso, é muito importante investir na compra de sapatos de qualidade, que sejam realmente confortáveis. O sapato ideal deve ser leve, acomodar bem o pé, ter uma sola de borracha e um pequeno salto, em forma de cunha, também conhecido por salto anabela, ou largo o suficiente para não gerar desequilíbrio.

Para quem sofre com a dor no pé durante as corridas, é importante além de um tênis próprio para corrida, correr na esteira, na areia ou num bom asfalto, por exemplo. Não é aconselhado correr em gramados, por exemplo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 26/09/2014 Última atualização da página: 09/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.