O que fazer em caso de Dor de Dente

PUBLICIDADE

Antes de usar estratégias aliviar a dor de dente, deve-se primeiro tentar identificar qual é o dente dolorido e verificar se a região está inflamada com presença de pus, pois nestes casos pode ser necessário tomar antibióticos prescritos por um dentista.

As principais causas de dor de dente são cáries, restos de alimentos entre os dentes, pancadas na boca que quebram ou causam pequenas rachaduras no dentes e o nascimento do dente siso.

PUBLICIDADE

Veja a seguir 7 passos para aliviar a dor de dente.

1. Passar o fio dental e escovar os dentes

Passar o fio dental é importante para retirar qualquer resto de alimento que tenha ficado preso entre os dentes e que possa estar deixando a região inflamada e dolorida.

Após passar o fio, deve-se então escovar os dentes cuidadosamente, evitando colocar muita força na região dolorida. Veja como escovar os dentes da forma certa.

Passar o fio dental e escovar os dentesPassar o fio dental e escovar os dentes

2. Bochechar água com sal

Bochechar água com sal vai ajudar a limpar a boca e combater micro-organismos que estejam causando a dor. Deve-se diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar a mistura por 30 segundos a cada hora, tendo o cuidado para não engolir a água.

Bochechar água com salBochechar água com sal

3. Usar cravo-da-índia

O óleo do cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e antibacterianas, ajudando a a combater infecções e a aliviar a dor e a inflamação. Para utilizá-lo, deve-se colocar 2 gotas do óleo diretamente no dente inflamado ou com a ajuda de um cotonete, 3 vezes por dia.

Passar óleo de cravo-da-índiaPassar óleo de cravo-da-índia

4. Bochechar chá de macela e própolis

O chá de macela tem propriedade calmantes e anti-inflamatórias, enquanto o própolis tem ação cicatrizante e antibacteriana, e por isso os dois ajudam a aliviar a dor e limpar o local inflamado.
Deve-se adicionar 5 gotas de própolis para cada xícara de chá de macela, fazendo bochechos com a mistura 2 vezes por dia.

Chá de macela e própolisChá de macela e própolis

5. Colocar gelo

Para ajudar a aliviar a dor mais rápido, pode-se colocar uma bolsa de gelo no rosto, próximo à região dolorida, tendo o cuidado para não queimar a pele cobrindo o gelo com um pano limpo. O gelo deve ficar no local durante 15 minutos, e o processo deve ser repetido 3 vezes por dia.

Colocar geloColocar gelo

6. Tomar remédios

Para aliviar a dor, também pode-se utilizar remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Paracetamol ou Ibuprofeno. No entanto, deve-se ter atenção para só dar medicamentos a crianças com a autorização do médico ou do pediatra.

Tomas analgésicoTomas analgésico

7. Ir ao dentista

Os remédios caseiros irão ajudar a aliviar a dor e resolver o problema se não for nada grave, mas se após 2 dias a dor de dente não passar ou se houver pus no local e sangramentos frequentes, deve-se procurar um dentista para que ele identifique a causa do problema e recomende o tratamento adequado.

Ir ao dentistaIr ao dentista

Para que a dor de dente não se repita, é importante ter cuidados com a alimentação, por isso Conheça os 5 alimentos que prejudicam os dentes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE