Disfunção hormonal

publicidade

A difunção hormonal é um problema de saúde feminina ou masculina. Nas mulheres está ligada à menstruação e pode produzir sintomas como engordar, ter acne e excesso de pelos no corpo.

A disfunção hormonal mais comum nas mulheres é a Síndrome dos Ovários Policísticos, uma doença genética e hereditária que leva à produção de cistos nos ovários. Estes cistos são os responsáveis pelos sintomas citados acima, além de aumentar o estresse na mulher e os níveis de infertilidade.

Diabetes, trombose, hipertensão e doenças cardíacas são também algumas das doenças que atingem mais facilmente estas mulheres.

Segundo os médicos, a síndrome dos ovários policísticos pode ser totalmente neutralizada com o uso de anticoncepcionais específicos. Mas não basta a mulher escolher uma pílula qualquer e achar que vai ficar curada, é preciso tomar medicamentos específicos e ser acompanhada de perto por um médico, que a esteja sempre reavaliando.

Já nos homens, a disfunção hormonal pode levar a problemas como a andropausa e a infertilidade. Este é o resultado da secreção inadequada de testosterona, uma alteração que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente e normal após os 40 anos de idade. Muitas vezes não é necessário realizar nenhum tratamento, pois os sintomas são sutis.

Seja qual for o problema que a disfunção hormonal possa trazer, vale lembrar que para todos existe tratamento.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 28/12/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.