Dieta Dukan

publicidade

A dieta Dukan é um tipo de dieta da proteína que é dividida em 4 fases e permite emagrecer cerca de 5 kg só na primeira semana. Confira os alimentos permitidos, os proibidos e como funciona cada fase desta dieta.

1ª fase da dieta Dukan: fase de ataque

Na 1ª fase da dieta Dukan só é permitido comer os alimentos ricos em proteínas. Não é permitida nenhuma fonte de carboidrato e nenhum doce.

  • Alimentos permitidos: carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura, kani, ovos cozidos, peito de peru defumado, iogurte natural ou desnatado, leite desnatado, queijo cottage. Deve-se comer sempre 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, pois ela sacia a fome, e 1 colher de bagas de Goji, pelo seu poder depurativo.
  • Alimentos proibidos: todos os carboidratos, como pão, arroz, macarrão, frutas e os doces.

Esta fase dura de 3 a 7 dias e nela perde-se de 3 a 5 kg.

2ª fase da dieta Dukan

Na 2ª fase da dieta Dukan se introduz na alimentação alguns legumes e verduras, mas não é permitido comer nenhum carboidrato e nenhum outro doce além da gelatina light, para não comprometer o emagrecimento. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal. Eles devem ser temperados com uma mínima quantidade de azeite e limão, com ervas finas ou com vinagre balsâmico.

  • Alimentos permitidos: tomate, pepino, rabanete, alface, cogumelo, aipo, acelga, berinjela e abobrinha.
  • Alimentos proibidos: alimentos ricos em carboidratos, doces e frutas.

Atenção: nesta 2ª fase, deve-se intercalar 1 dia comendo só proteína e outro dia comendo proteína, legumes e verduras, até completar 7 dias. No dia em que comer só proteína, coma também 1 colher de bagas de Goji e, nos outros dias, 2 colheres.

Nesta fase, que dura até 1 semana, perde-se de 1 a 2 kg.

3ª fase da dieta Dukan: etapa de manutenção

Na 3ª fase da dieta Dukan se pode comer carnes, legumes, verduras e se acrescenta 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma integral e 1 porção de 40g de queijo, de qualquer tipo.

Pode-se comer 1 porção de carboidrato 2 vezes por semana, que pode ser arroz integral, macarrão integral ou feijão. Além disso, pode-se ter 2 refeições completas onde se pode comer qualquer alimento que já tenha sido consumido nesta dieta, acompanhado de uma taça de vinho ou de cerveja.

  • Alimentos permitidos: proteínas, legumes, verduras, 2 frutas por dia, pão integral, queijo.
  • Alimentos proibidos: arroz, macarrão e feijão mais de 2 vezes por semana e todos os outros farinháceos. Frutas proibidas: banana, uva e cereja.

Esta fase deve durar 10 dias para cada 1kg que o indivíduo queira perder. Ou seja, se o indivíduo quer perder ainda mais 10 kg, esta fase deverá durar 100 dias.

4ª fase da dieta Dukan: para manter a forma

Na 4ª fase da dieta Dukan é preciso ter 1 dia por semana no qual se come somente carnes magras e leite desnatado, fazer 20 minutos de exercício físico por dia, abandonar o elevador e subir e descer sempre de escadas e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia, sempre.

  • Alimentos permitidos: todos os já citados anteriormente e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia.
  • Alimentos proibidos: doces e carboidratos mais de 2 vezes por semana.

Nesta dieta é preciso beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, para garantir o bom funcionamento intestinal e conseguir eliminar bastante toxinas. Outros líquidos permitidos são chá, café sem açúcar nem adoçante e refrigerante zero, com moderação.

Passo a passo da dieta Dukan

Para saber quantos dias deve durar cada fase da dieta Dukan, o Dr. sugere:

  • Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
  • Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase. O tempo que vai demorar nas outras fases vai variar conforme a perda de peso do indivíduo.

A dieta Dukan foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e encontra-se totalmente explicada em seu livro: 'Não consigo emagrecer'. Essa é uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente, mas não é uma dieta que mude os hábitos alimentares do indivíduo. Por isso, se o indivíduo não tiver cuidado, pode recuperar todo o peso perdido em pouco tempo.

Os únicos doces que se pode comer nesta dieta são o pudim de ovos com leite desnatado do Dr. Dukan e a gelatina light sem açúcar.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 16/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.