Como tomar o anticoncepcional

PUBLICIDADE

​O anticoncepcional deve ser tomado todos os dias até o final da cartela, sendo necessário tomar 1 comprimido por dia com água, sempre no mesmo horário.

No entanto, se é difícil lembrar de tomar a pílula anticoncepcional, deverá ponderar a possibilidade de usar outra forma de contracepção, como implante, adesivo ou DIU. Conheça outros anticoncepcionais em: Qual o melhor método contraceptivo para mim.

Para tomar o anticoncepcional corretamente, a mulher deve verificar se está utilizando uma pílula de 21, 24 ou de 28 dias, uma vez que o seu uso é semelhante, mas existem pequenas diferenças, principalmente no momento de fazer a pausa para a menstruação descer.

Como tomar o anticoncepcional de 21 dias

1. Exemplos: Selene, Yasmin, Diane 35, Level, Femina, Gynera.

2. Como usar: Tomar 1 comprimido no primeiro dia da menstruação até ao final da cartela, tomando um por dia, todos os dias, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias de toma da pílula. Quando terminar a cartela fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer e no 8º dia, iniciar uma nova cartela.

3. O que fazer se esquecer: Consultar a bula do medicamento porque cada pílula anticoncepcional requer um procedimento diferente.

Como tomar o anticoncepcional de 28 dias

1. Exemplos: Micronor, Yaz 24+4, Adoless, Gestinol, Elani 28.

​2. Como usar: Tomar 1 comprimido no primeiro dia da menstruação, tomando um por dia, todos os dias, sempre no mesmo horário, até findar a cartela. Quando terminar a cartela, iniciar outra cartela, sem pausa entre elas. Esta cartela possui 4 comprimidos que não têm hormônios e é durante a sua toma que a menstruação deve descer.

3. O que fazer se esquecer:

  • Micronor - Esquecimento de até 3 horas: Tome a pílula esquecida assim que lembrar e tome a seguinte no horário habitual, mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos no mesmo dia. Use camisinha durante o contato íntimo por 48 horas.
  • Adoless, Gestinol e Elani 28: Se esquecimento maior que 12 horas, tomar o comprimido assim que lembrar e o outro no horário habitual, mesmo que tenha que tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Use camisinha nos próximos 7 dias.

Como tomar o anticoncepcional de 24 dias

1. Exemplos: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima.

2. Como usar: Tomar 1 comprimido no primeiro dia da menstruação, tomando um por dia, todos os dias, sempre no mesmo horário, até o final da cartela. Fazer uma pausa de 4 dias e iniciar uma nova cartela no 5º dia após a pausa.

3. O que fazer se esquecer: Se o esquecimento for inferior a 12 horas, tomar o comprimido esquecido e o próximo na hora habitual. Se o esquecimento for maior que 12 horas:

  • Na primeira semana: tomar o comprimido esquecido assim que lembrar e tomar os outros no horário habitual, mesmo que tome 2 comprimidos no mesmo dia. Usar camisinha em cada contato íntimo durante os próximos 7 dias.
  • Na segunda semana: não há problema, tomar os comprimidos corretamente, sempre no mesmo horario.
  • Na terceira semana: tomar o comprimido esquecido e os outros a seguir normalmente, sempre no mesmo horário e não fazer pausa, iniciando uma nova cartela assim que acabar esta, OU pare imediatamente de tomar os comprimidos, fazendo uma pausa de 4 dias e depois inicie uma nova cartela.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez

Para tomar o anticoncepcional pela primeira vez, a mulher deve ingerir o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula por dia até ao fim da cartela, seguindo as instruções da bula vinda na embalagem da pílula anticoncepcional.

A mulher que utiliza um anticoncepcional com 21 comprimidos deve fazer uma pausa de 7 dias no final de cada cartela e iniciar a próxima apenas no 8º dia, mesmo que a menstruação tenha terminado mais cedo ou ainda não tenha acabado.

O período de pausa pode variar de acordo com a pílula, sendo que no caso do Yaz, por exemplo, o intervalo é de apenas 4 dias. Assim, a mulher deve ler as indicações da caixa ou seguir as indicações do ginecologista antes de tomar o anticoncepcional.

Que horas tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, porém, é importante que ela seja tomada sempre na mesma hora para evitar esquecimentos.

Uma boa dica é tomar a pílula sempre pela manhã, pois assim, em caso de esquecimento, existe muito tempo do dia para lembrar de tomá-la.

Assim, para não esquecer de tomar a pilula pode:

  • Usar alarme no celular ou computador para ajudar a lembrar de tomar na hora certa;
  • Guardar a cartela sempre no mesmo local, que seja bem visível;
  • Associar a toma da pilula a um hábito diário como escovar os dentes.

Uma outra dica importante é usar camisinha em todas as relações sexuais porque a pílula protege contra a gravidez indesejada, mas a camisinha protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Se teve contacto intimo sem camisinha leia O que fazer se teve relação sexual sem camisinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE