Como tomar a Pílula Anticoncepcional

​Para evitar uma gravidez indesejada, deve-se tomar 1 comprimido de anticoncepcional todos os dias até o final da cartela, sempre no mesmo horário, fazer uma pausa de 7 dias no final da cartela para que a menstruação desça.

A maior parte dos anticoncepcionais trazem 21 comprimidos mas também existem pílulas com 24 ou 28 comprimidos, que se diferenciam pelo tempo de pausa e pela ocorrência ou não de menstruação, lembrando que o ideal é que esse medicamento seja prescrito pelo ginecologista.

Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez

Para tomar o anticoncepcional pela primeira vez, deve-se ingerir o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, seguindo as instruções da bula. Para os anticoncepcionais com 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias no final de cada cartela e iniciar a próxima apenas no 8º dia, mesmo que a menstruação tenha terminado mais cedo ou que ainda não tenha acabado.

A figura a seguir traz o exemplo de um anticoncepcional de 21 comprimidos, em que o 1º comprimido foi tomado no dia 8 de março e que o último comprido foi tomado no dia 28 de março. Assim, o intervalo foi feito entre os dias 29 de março e 4 de abril, quando deve ter ocorrido menstruação, e a próxima cartela deverá iniciar no dia 5 de abril.

Como tomar a Pílula Anticoncepcional

Para as pílulas com 24 compridos, a pausa entre as cartelas é de apenas 4 dias, e para pílulas com 28 cápsulas não existe pausa. Se você está na dúvida, veja Como escolher o melhor método anticoncepcional.

Que horas tomar o anticoncepcional?

A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas é importante que ela seja tomada sempre no mesmo horário para evitar a diminuição do seu efeito. Assim, para não esquecer de tomar a pilula, alhumas dicas são:

  • Colocar um alarme diário no celular;
  • Guardar a cartela em um local bem visível e de fácil acesso;
  • Associar a ingestão da pilula a um hábito diário, como escovar os dentes.

Também é importante lembrar que o ideal é evitar tomar a pílula em jejum, pois pode causar mal estar e dor no estômago.

O que fazer se esquecer de tomar

Em caso de esquecimento, deve-se tomar a o comprimido esquecido logo que lembrar, mesmo que seja necessário tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo. Se o esquecimento tiver sido por menos de 12 horas após o horário habitual do anticoncepcional, o efeito da pílula será mantido e deve-se seguir tomando o restante da cartela normalmente.

No entanto, caso o esquecimento tenha sido por mais de 12 horas ou mais de 1 pílula foi esquecida na mesma cartela, o anticoncepcional pode ter seu efeito diminuído, devendo-se ler a bula para seguir as orientações do fabricante e usar camisinha para prevenir uma gravidez. Veja mais em: O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional.

Como tomar o anticoncepcional de 21 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 21 dias com pílula. Quando a cartela terminar, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, que é quando a menstruação deve descer, e iniciar uma nova cartela no 8º dia.

Como tomar o anticoncepcional de 21 diasComo tomar o anticoncepcional de 21 dias

Exemplos: Selene, Yasmin, Diane 35, Level, Femina, Gynera.

Como tomar o anticoncepcional de 24 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 24 dias com pílula. Em seguida, deve-se fazer uma pausa de 4 dias, quando normalmente ocorre a menstruação, e iniciar uma nova cartela no 5º dia após a pausa.

Exemplos: Mínima, Mirelle, Yaz, Siblima.

Como tomar o anticoncepcional de 28 dias

Deve-se tomar 1 comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando 28 dias com pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas. Os 4 últimos comprimidos esta cartela não têm hormônios, e é durante esse período que a menstruação deve descer.

Como tomar o anticoncepcional de 28 diasComo tomar o anticoncepcional de 28 dias

Exemplos: Micronor, Yaz 24+4, Adoless, Gestinol, Elani 28.

O que fazer se a menstruação não descer?

Caso a menstruação não desça durante o período de pausa do anticoncepcional e todos os comprimidos tiverem sido tomados de forma correta, não há risco de gravidez e a próxima cartela deve ser iniciada normalmente.

Nos casos em que houve esquecimento da pílula, principalmente quando se esqueceu mais de 1 comprimido da mesma cartela, há risco de gravidez e o ideal é ir ao médico e fazer exame para confirmar.

No entanto, se a menstruação não vier regularmente ou se houver sangramentos de escape com frequência no meio da cartela, o médico deverá ser procurado para reavaliar a quantidade de hormônios necessária para regular o ciclo menstrual e, se necessário, prescrever um novo anticoncepcional.

Benefícios do uso da pílula

Tomar anticoncepcional traz benefícios como:

  • Evitar uma gravidez indesejada;
  • Regular o ciclo menstrual;
  • Diminuir as cólicas menstruais;
  • Prevenir a formação de cistos nos ovários;
  • Reduzir as chances de câncer no ovário e no útero;
  • Reduzir os sintomas de TPM.

No entanto, a pílula também pode trazer efeitos colaterais como náuseas, dor de cabeça, ausência de menstruação, nervosismo, surgimento de espinhas e leve ganho de peso.

Além disso, é importante lembrar que o anticoncepcional não protege de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS e sífilis, sendo necessário usar camisinha para prevenir essas doenças.

Para entender melhor o ciclo menstrual, veja Como é o período fértil de quem toma anticoncepcional.

Mais sobre este assunto: