Esquecer de tomar o anticoncepcional

publicidade

No caso de esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, existem duas situações diferentes:

  1. Esquecimento inferior a 12 horas: não existe nenhum risco de gravidez, deve-se tomá-la assim que lembrar e tomar a dose seguinte no horário habitual. Por exemplo, quem toma a pílula sempre às 10h e esquece de tomá-la num dia, tem até às 22h do mesmo dia para tomá-la sem correr o risco de engravidar.
  1. Esquecimento maior do que 12 horas: Deve-se ter uma atenção maior pois existe o risco de gravidez, caso tenha relação neste dia ou nos próximos dias.
  • Quando ainda restam 7 ou menos pílulas na cartela: o risco de gravidez é muito pequeno e por isso pode-se tomar a pílula esquecida logo e continuar a tomar as outras normalmente. Assim que acabar esta cartela inicie outra imediatamente, sem dar o período de intervalo entre elas.
  • Quando ainda restam mais de 7 pílulas na cartela existe o risco de gravidez e a cartela deve ser abandonada. Espere que a menstruação venha normalmente e só depois inicie uma nova cartela. Durante este período opte por outro método contraceptivo.

É muito importante tomar a pílula anticoncepcional diariamente sempre no mesmo horário. Uma boa dica é tomá-la no café da manhã, pois caso venha a esquecê-la, tem-se boa parte do dia para lembrar de tomá-la. Entenda como é o período fértil de quem toma anticoncepcional.

No caso de vomitar depois de tomar a pílula, só deve tomar novamente caso o vômito tenha ocorrido menos de 4 horas após a toma da pílula. Caso contrário, ela continua a fazer o efeito desejado de contracepção.

Atenção: As pílulas de baixa dosagem, como as que as mulheres que amamentam usam, devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Caso haja esquecimento, existe a chance de engravidar.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 06/01/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.