Esquecer de tomar o anticoncepcional

PUBLICIDADE

Ao esquecer de tomar o anticoncepcional, o efeito contraceptivo da pílula pode ficar diminuído, principalmente se o esquecimento ocorrer na primeira ou última semana da cartela, havendo risco de gravidez.

Por isso, para não engravidar, é importante seguir as indicações da bula quando esquecer de tomar a pílula. Desta forma, para anticoncepcionais com ciclo de 21 ou de 24 dias deve-se:

1. Até 12 horas - em qualquer semana

  • Tomar o anticoncepcional assim que lembrar e tomar o comprimido seguinte no horário habitual.
  • Não existe risco de gravidez.

Por exemplo, quem toma a pílula sempre às 10h e esquece de tomar neste horário, tem até às 22h do mesmo dia para tomá-la sem correr o risco de engravidar.

Esquecer de tomar o anticoncepcional
Esquecer de tomar o anticoncepcional

2. Por mais de 12 horas

Na primeira semana da cartela:

  • Tomar a pílula esquecida e as outras, normalmente, até ao fim da cartela, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas no mesmo dia.
  • Há risco de gravidez caso tenha tido relações sexuais sem camisinha na semana anterior. Por isso, deve-se usar camisinha nos próximos 7 dias.

Na segunda semana da cartela:

  • Tomar a pílula esquecida e as outras, normalmente, até ao fim da cartela.
  • Não há risco de gravidez, por isso, não é necessário utilizar outro método contraceptivo como a camisinha.

Na terceira semana da cartela:

  • Consultar a bula de cada pílula porque o procedimento varia de acordo com cada anticoncepcional:

O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional de 28 dias

Se esquecer de tomar o anticoncepcional com ciclo de 28 dias, como por exemplo Micronor, Adoless, Gestinol, Elani 28:

  • Micronor - Esquecimento de até 3 horas: Tome a pílula esquecida assim que lembrar e tome a seguinte no horário habitual, mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos no mesmo dia. Use camisinha durante o contato íntimo por 48 horas.
  • Adoless, Gestinol e Elani 28: Se esquecimento maior que 12 horas, tomar o comprimido assim que lembrar e o outro no horário habitual, mesmo que tenha que tomar 2 comprimidos no mesmo dia. Use camisinha nos próximos 7 dias.

Atenção: As pílulas de uso contínuo, geralmente usadas durante a amamentação, devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Caso haja esquecimento, existe a chance de engravidar em qualquer semana do esquecimento.

Se tem o hábito de esquecer de tomar a pílula deve ponderar a possibilidade de usar outro método contraceptivo. Veja algumas opções em: Como escolher o melhor método anticoncepcional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE