Como se pega sífilis?

publicidade

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa grave que, quando não é devidamente tratada, pode levar a sérias complicações como meningite, alterações cardíacas e no sistema nervoso central.

A sífilis é transmitida das seguintes formas:

  • Através do contato íntimo com o indivíduo infectado
  • De forma vertical: de mãe para filho através da placenta
  • Raramente, por objetos contaminados, como ao fazer uma tatuagem por exemplo
  • Esporadicamente, por transfusões sanguíneas

A sífilis primária é caracterizada por uma ferida única e dura na pele, indolor, que se não for logo descoberta e tratada, pode desaparecer espontaneamente. No homem, o local mais afetado é a glande do prepúcio, e, na mulher, os pequenos lábios.

Se a doença não for imediatamente tratada pode haver complicação, caracterizando a sífilis secundária, quando o agente causador já penetrou nos órgãos internos. Isso leva à presença de feridas nas palmas das mãos e feridas no rosto, parecidas com a acne, havendo também descamação.

Na sífilis terciária outros órgãos são afetados, além das lesões na pele espalharem-se por grandes áreas. Os órgãos mais facilmente afetados são os ossos, coração, sistema nervoso central e periférico.

Tratamento da sífilis

O tratamento para a sífilis deve ser instituído o quanto antes, para evitar o agravamento da doença e suas consequências. A penicilina benzatina é o remédio mais eficaz.

Referência Bibliográfica

AVELLEIRA JCR; BOTTINO G. Sifilis: diagnóstico, tratamento e controle. Acesso em Dez. 2011.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 25/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.